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A CONSTRUÇÃO DO PLANEJAMENTO DE LÍNGUA PORTGUESA NA 

ESCOLA MUNICIPAL DE MARINGÁ: UMA PRÁTICA EDUCATIVA

Valéria Cristina de Oliveira

Atualmente, muitas propostas educacionais têm chamado a atenção dos meios de comunicação e mobilizado os profissionais deste setor; entretanto, o que parece novidade para alguns, já vem acontecendo desde 1988, em um Município do interior do Estado do Paraná, uma prática educacional que se baseia na interação dialógica e no processo coletivo de construção de planejamentos. Apresentamos neste trabalho algumas reflexões a respeito da elaboração coletiva dos planejamentos de Língua Portuguesa, que foram feitas a partir de entrevistas com professores de língua portuguesa de 5ª a 8ª série e coordenadores da Secretaria de Educação Municipal de Maringá (SEDUC), gravações em áudio de algumas aulas e análise de alguns planejamentos de língua portuguesa, em confronto com a Proposta Curricular da SEDUC. Com base nestes dados, diagnosticamos uma série de aspectos relevantes para discussão, como forma de melhoria, das práticas pedagógicas, como a possibilidade de não utilização sistemática dos Livros Didáticos, como isso ocorre e o que isso acarreta; a inserção de assuntos políticos para discussão e trabalho com os alunos; a importância dos temas na elaboração de planejamentos; a urgente inclusão de trabalho pedagógico com o texto literário; a necessidade de disponibilidades para estudo de teorias educacionais; teorias sobre língua e linguagem, sobre aprendizagem e, ainda, sobre teorias da literatura e a contribuição fundamental que a troca de experiências no espaço coletivo traz para a melhoria das atividades realizadas em sala de aula, incluindo a comunidade em que se insere a rede de ensino municipal.

Palavras-chave: planejamento; língua portuguesa; ensino municipal.