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RESUMO

 

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O TRICKSTER EM MAÍRA, DE DARCY RIBEIRO

 

Tiago Oliveira

prof.oliveira.tiago@gmail.com

 

Esta dissertação filia-se ao campo teórico da crítica literária pós-colonial. O seu objeto, o romance Maíra (1976), de Darcy Ribeiro, apresenta diferentes perspectivas acerca do encontro entre etnias indígenas e colonizadores, proporcionado pela neocolonização da Amazônia no século XX. Dentre as perspectivas demonstradas na polifonia existente na narrativa, a voz do indígena brasileiro é a mais sobressalente, lançando um olhar dissonante dos encontrados em boa parte das narrativas canônicas acerca dos processos históricos modalizados artisticamente pelo romance. A hipótese de que há na totalidade de Maíra a instituição de um discurso de resistência cultural indígena e crítica social é reforçada pela presença do trickster, figura mítica recorrente em diversas tradições, em especial nas sociedades indígenas. Por meio dos construtos teóricos da teoria pós-colonial e também das teorias que revelam a figura do trickster como uma categoria analítica na qual se articulam conceitos de resistência cultural e soberania; buscamos demonstrar como a presença de características do trickster em Maíra, tanto no plano das personagens, quanto na dinâmica narrativa, é capaz de contribuir com a dimensão crítica atribuída ao romance e com seu reconhecido valor estético.

 

Palavras-chave: Darcy Ribeiro; Maíra; trickster.

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