|
RESUMO |
Dissertação completa - Arquivo PDF
LETRAMENTO DIGITAL E PARTICIPAÇÃO DE PROFESSORES EM UMA OFICINA DE NOVAS TECNOLOGIAS ALIADA AO ENSINO DE LÍNGUA INGLESA
Tiago Lenartovicz tiagolena@gmail.com
Esta pesquisa investigou o uso das novas tecnologias como constituinte de uma cultura digital em um ambiente de práticas de ensino e aprendizagem, procurando analisar o engajamento e a participação de professores em uma Oficina de Novas Tecnologias e Ensino de Língua Inglesa realizada na cidade de Maringá – Paraná. A partir da oficina, este estudo reflete sobre as possibilidades de inserção das tecnologias em sala de aula a fim de contribuir com o ensino de língua inglesa. Os pressupostos teóricos que nortearam o trabalho são os Novos Estudos sobre Letramento (BARTON 1994; HEATH, 1993; STREET, 2003), letramento digital (STREET 1998; SOARES 2002), cibercultura (LÉVY, 1999) e ensino e aprendizagem de línguas adicionais (SCHLATTER; GARCEZ, 2009). Através de um olhar qualitativo interpretativo, adotando a metodologia sobre fala-em-interação da Análise da Conversa Etnometodológica (ACE), procurou-se realizar a análise de dados coletados por meio de gravações audiovisuais da oficina, para o registro e transcrição de segmentos selecionados, além de questionários aplicados com os participantes e notas de campo oriundas das observações. Em termos de resultados, os dados evidenciam que a cultura digital dos professores participantes da oficina se constitui por meio do contato com as tecnologias em seu cotidiano, mas há dificuldades em utilizá-las em suas atividades docentes, por isso há uma busca por formações continuadas. Em relação à maneira como os participantes da fala-em-interação se orientam para o letramento digital, nota-se que os professores se apropriam melhor dos conteúdos por meio de acompanhamento contínuo das atividades realizadas com o computador e demonstraram disposição em tornar o ambiente propício para a coconstrução de conhecimentos ao partilharem suas experiências e saberes prévios durante os encontros da oficina. As propostas distintas realizadas pelos participantes durante a oficina apontaram um engajamento constante e resultados satisfatórios com relação à instrumentalização e competências associadas ao uso dos recursos tecnológicos. As práticas de leitura e escrita em língua inglesa, por meio da oficina, possibilitaram observar a necessidade de conteúdos pedagógicos e cursos preparatórios próprios acerca da temática a fim de darem continuidade às práticas pedagógicas dos professores.
Palavras-chave: Letramento digital; Ensino e aprendizagem; Língua inglesa.
|