RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS E MULTILETRAMENTOS

A PARTIR DE THE HELP

Taynara Cristina de Souza Silva

blacktaycss@gmail.com

As Leis Federais nº 10.639/03, nº 11.645/08 e a Deliberação Estadual do Paraná nº 04/06 determinam o estudo da história afro na rede pública de ensino. Para o cumprimento dessas leis, nas escolas estaduais do Paraná – Brasil, são formadas equipes multidisciplinares: grupos legitimados de trabalho docente e técnico desenvolvido dentro da escola para abordar temas voltados para as relações étnico-raciais que são anualmente definidos pela Secretaria de Estado da Educação do Paraná. Neste contexto, este trabalho objetivou conciliar formação profissional, cinema e literatura na equipe multidisciplinar em uma escola periférica na cidade de Paiçandu (PR) ao longo do ano letivo de 2017 para promover ações de integração de questões étnico-raciais como componente pedagógico. Ao considerar que a equipe é formada por funcionários da escola e por professores das mais diversas áreas do conhecimento, o trabalho com o grupo foi feito consoante aos multiletramentos (COPE; KALANTZIS 2000; 2009; 2012) e ao letramento racial crítico (FERREIRA, 2006), de forma a valorizar diferentes epistemologias. O trabalho promoveu discussões a partir do discurso apresentado, especialmente, no filme The help (TAYLOR, 2011) e no livro homônimo (STOCKETT, 2009) por meio da representação das relações sociais abordadas nas narrativas. Este diálogo intersemiótico pôde proporcionar reflexões sócio-historicamente embasadas acerca da situação social do negro brasileiro posterior ao regime escravocrata, buscando a formação do professional da educação de modo que este revisitasse sua prática e contribuísse para a formação de alunos agentes.

Palavras-chave: Equipes multidisciplinaress