|
RESUMO |
Dissertação completa - Arquivo PDF
RELAÇÕES
ÉTNICO-RACIAIS E MULTILETRAMENTOS NA FORMAÇÃO DOCENTE: NARRATIVAS LITERÁRIAS E MULTIMODAIS A PARTIR DE THE HELP Taynara
Cristina de Souza Silva blacktaycss@gmail.com RESUMO As Leis Federais nº 10.639/03, nº 11.645/08 e a
Deliberação Estadual do Paraná nº 04/06 determinam o estudo da história afro na
rede pública de ensino. Para o cumprimento dessas leis, nas escolas estaduais
do Paraná – Brasil, são formadas equipes multidisciplinares: grupos legitimados
de trabalho docente e técnico desenvolvido dentro da escola para abordar temas
voltados para as relações étnico-raciais que são anualmente definidos pela
Secretaria de Estado da Educação do Paraná. Neste contexto, este trabalho
objetivou conciliar formação profissional, cinema e literatura na equipe
multidisciplinar em uma escola periférica na cidade de Paiçandu (PR) ao longo
do ano letivo de 2017 para promover ações de integração de questões
étnico-raciais como componente pedagógico. Ao considerar que a equipe é formada
por funcionários da escola e por professores das mais diversas áreas do
conhecimento, o trabalho com o grupo foi feito consoante aos multiletramentos
(COPE; KALANTZIS 2000; 2009; 2012) e ao letramento racial crítico (FERREIRA,
2006), de forma a valorizar diferentes epistemologias. O trabalho promoveu
discussões a partir do discurso apresentado, especialmente, no filme The help (TAYLOR, 2011) e no livro
homônimo (STOCKETT, 2009) por meio da representação das relações sociais
abordadas nas narrativas. Este diálogo intersemiótico pôde proporcionar
reflexões sócio-historicamente embasadas acerca da situação social do negro
brasileiro posterior ao regime escravocrata, buscando a formação do
professional da educação de modo que este revisitasse sua prática e
contribuísse para a formação de alunos agentes. .
|