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RESUMO |
Dissertação completa - Arquivo PDF
UM PANORAMA DAS
RASURAS NA ENUNCIAÇÃO ESCRITA DE ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL II Taísa Martins Jordão taisajordao94@gmail.com Nesta pesquisa, investigamos rasuras
presentes em enunciados escritos por estudantes do Ensino Fundamental II, no
contexto escolar, especificamente aquelas que emergem sem a intervenção de um
interlocutor direto (nomeadamente, o professor), portanto, sem que tenham sido
realizadas atividades de revisão e/ou de reescrita. Essas rasuras feitas pelos
alunos por iniciativa própria correspondem a momentos em que eles modificam,
substituem, inserem ou cancelam partes de seus enunciados escritos. A partir de
trabalhos como Capristano (2007b, 2010a, 2013, 2014), Capristano e Chacon
(2014), Machado (2014), Capristano e Machado (2015 e 2016) e Corrêa (2004,
2013), consideramos que essas rasuras registram conflitos do escrevente com a
(sua) escrita, ou seja, dada a sua natureza, as rasuras constituem pistas dos
encontros dos escreventes com os aspectos da (sua) escrita que se mostram para
eles como “errados” e/ou “inadequados”. Com base nesse pressuposto, nosso
objetivo geral é apresentar um panorama da emergência de rasuras em enunciados
escritos produzidos nos quatro últimos anos do Ensino Fundamental II,
verificando a existência de tendências (quantitativas e/ou qualitativas) no
aparecimento de rasuras nesses enunciados. Para tanto, são observadas em quais
regiões da escrita (ortografia, caligrafia, seleção do léxico etc.) os
escreventes parecem ter mais conflitos. As análises são feitas a partir do
exame de enunciados escritos de alunos do 6º ao 9º ano de uma escola de Ensino
Fundamental II, da cidade de Terra Boa – PR. Esses enunciados foram coletados
em atividades de produção escrita realizadas em sala de aula, no âmbito do
desenvolvimento regular da disciplina de Língua Portuguesa, no ano de 2017.
Para a análise, são consideradas as variáveis ano e quantidade de
enunciados, com a finalidade de comparar os quatro anos do Ensino Fundamental
II. A discussão dos resultados é
realizada de forma qualitativa, pautada nos pressupostos teóricos que
fundamentam a pesquisa e, também, no uso de dados quantitativos. São analisados
277 enunciados dos quatro anos do Ensino Fundamental II e, desses 277
enunciados, obtivemos 2205 rasuras que foram divididas em dois grandes grupos,
nomeados como Funcionamento 1 e 2. O Funcionamento 1 refere-se aos casos de
rasura nos quais não foi possível identificar aquilo que foi recusado e
considerado pelo escrevente, por alguma razão, como incorreto, inadequado, não
pertinente etc. O Funcionamento 2,
por sua vez, se refere aos casos de rasura em que foi possível identificar o
que se mostra como a “primeira escolha”
do escrevente, ou ainda, aquilo que foi recusado e considerado por ele, por
alguma razão, como incorreto, inadequado, não pertinente etc. A análise
qualitativa concentra-se, sobretudo, nas 1075 rasuras do Funcionamento 2 que, de acordo com a perspectiva
teórico-metodológica assumida nesta pesquisa, constituem lugares privilegiados
para observar a circulação do escrevente por práticas sócio-históricas letradas
e orais. Com a análise dos dados, pudemos
verificar que as regiões da escrita em que os escreventes mais rasuram são,
nesta ordem: a caligrafia, com 510
rasuras (47,40%); a relação grafema x
fonema, com 225 rasuras (20,93%); a alternância
entre maiúsculas e minúsculas, com 157 rasuras (14,60%); e a substituição de palavras, com 130
rasuras (12,09%). Pudemos, enfim, concluir que as rasuras, nessa etapa da
escolarização, mostram que as várias possibilidades de registro escrito,
marcadas pelas idas e vindas do escrevente em seus enunciados, integram
diferentes aspectos da (sua) escrita, em consonância com as práticas mais
vivenciadas por eles dentro e fora da escola. . .
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