DEFESAS
RESUMO

 

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RESUMO

 

Sebastião Soares de Castro

sebastiaosoaresdecastro@yahoo.com.br

 

Esta dissertação aborda a leitura literária por leitores deficientes visuais de duas cidades paranaenses. Para tanto, realizou-se uma pesquisa de cunho etnográfico em dois CAPs (Centro de Apoio Pedagógico) das cidades de Paranavaí e Maringá, envolvendo 09 alunos matriculados nas séries fundamental e médio da rede pública de ensino. Como instrumentos de pesquisa, questionários e entrevistas orais foram empregados no intuito de investigar a situação dos participantes quanto a suas preferências literárias bem como os métodos e recursos explorados para realização da leitura. Assim, procurou-se entender tal situação considerando, dentre outros, os estudos de Santos (1989) na compreensão da realidade atual, os teóricos da recepção de leitura com Iser (1996), Jauss (1994), as multimodalidades de Chartier (1999) e a inclusão dos leitores deficientes visuais de Sá, Campos & Silva (2009).  Constatou-se, com a pesquisa, que a seleção das obras literárias varia de conformidade com o grau de dificuldade do leitor e domínio do sistema braile, chegando-se à conclusão de que a leitura literária nesse procedimento não avança, não ocorre a quebra dos horizontes de expectativa, consoante Iser (1996). Os resultados obtidos demonstram que os participantes da pesquisa pertencem a um letramento literário de função pragmática, pouco inclusivo. Nesse sentido, justifica-se este trabalho pela formação de leitores deficientes visuais objetivando seu letramento e inclusão social, propondo ainda contribuir com o aprimoramento do sistema braile e outros recursos táteis de leitura literária. Dessa forma, sugere-se o uso de maquetes como recurso de leitura literária para os deficientes visuais.

 

Palavras-chave: Formação de leitores; Educação literária; Inclusão social; Deficientes visuais; Multimodalidades.