DEFESAS
RESUMO

 

 

Dissertação completa - Arquivo PDF

 

LETRAMENTO LITERÁRIO: MATERIAIS DIDÁTICOS E O ENSINO DA LITERATURA

 

Samuel Ronobo Soares

samuelronobo@yahoo.com.br

 

O objetivo deste trabalho foi realizar um rastreamento das orientações e dos modelos de letramento literário em materiais pedagógicos e materiais que também fazem a mediação do texto literário. Ao compreender o conceito de letramento como um conjunto de práticas sociais que utilizam a escrita como um sistema simbólico, que a usam com finalidades específicas e em contextos específicos, e se considerar a literatura como um tipo de escrita específica e que se distingue de outros tipos de escrita, o conceito de letramento mostra-se bastante pertinente para a análise de alguns aspectos que tangem os modos de produção, recepção e circulação da literatura e, consequentemente, seu ensino. Como percurso metodológico para esta pesquisa, optou-se pela Análise de Conteúdo, como base para estudar os modelos de letramento literário presentes nos materiais didáticos. O corpus de análise compreende materiais didáticos de 1ª e 8ª séries do ensino fundamental, do 3º ano do ensino médio, Cadernos de Resumos, páginas de internet e ficha de leitura. A partir dos dados, pôde-se evidenciar que o corpus apresenta uma ambivalência no que diz respeito ao ensino de literatura. Sites e materiais didáticos especializados promovem o discurso da crítica, ainda desenvolvida por um público burguês, branco e eurocêntrico. Ao fornecer os caminhos da leitura para os leitores, exclui qualquer possibilidade interpretativa dos educandos. As idéias e comentários sobre os textos literários, bem como os resumos, estão disponíveis para o leitor que deseja interar-se sobre o fato. Por outro lado, pôde-se observar a procura por outras formas literárias presentes em outros suportes. Evidencia-se, portanto, a prevalência de um modelo autônomo de letramento literário, o qual prevê que o significado reside apenas no texto, desconsiderando o contexto para a produção de significados. Observa-se, portanto, no âmbito dos materiais didáticos examinados, uma limitação dos saberes sobre literatura, restringindo seu valor a períodos literários, ao contexto histórico, às características de estilo, autores principais, tipos de personagens e estruturas textuais.

 

Palavras-chave: Letramento literário; formação do leitor; ensino de literatura.