|
RESUMO |
Dissertação completa - Arquivo PDF
O VIAJANTE E SUA
BAGAGEM: IMAGENS DO BRASIL E DOS BRASILEIROS (RE)PRODUZIDAS POR DOIS ESPANHÓIS
NO INÍCIO DO NOVO MILÊNIO Ruan
Fellipe Munhoz ruan_munhoz@hotmail.com RESUMO A escrita é um instrumento utilizado para
romper as barreiras de gênero, classe ou raça, funcionando como uma forma de
resistência contra os poderes hegemônicos instituídos em uma sociedade. Porém,
ao pensar nos textos pertencentes ao gênero relato de viagens, observamos que
eles apresentam memórias, informações sobre as experiências vividas e imagens,
muitas vezes, pautadas em uma postura colonizadora e opressora do viajante
estrangeiro. Tudo o que nos é transmitido não reflete uma realidade pura e
definitiva, mas uma imagem produzida por um indivíduo inserido em determinada
sociedade, detentor de uma cultura específica e reprodutor de ideologias
próprias da sua classe social. A partir desses pressupostos, realizamos uma
leitura de relatos baseados nas viagens de dois espanhóis pelo Brasil no início
deste milênio. O primeiro, Viaje al otro
Brasil: Del Mato Grosso a la Amazonia y al Nordeste Atlántico (2002),
publicado por Javier Nart, apresenta uma visão (ou revisão) do Brasil baseada
no seu deslocamento por parte do centro-oeste, norte e nordeste. O segundo, Calle Amazonas: De Manaos a Belém por el
Brasil olvidado (2010), escrito pelo jornalista Bernardo Gutiérrez que,
após uma viagem de pouco mais de um mês, descreve o trajeto que tem início em
Manaus e termina na Ilha de Marajó, no estado do Pará. Buscamos destacar e
discutir as imagens do Brasil e dos brasileiros produzidas e reproduzidas pelos
estrangeiros, indicando uma leitura possível das
imagens simplistas explicadas historicamente e o preconceito nelas
inseridas, repensando, dessa forma, as construções imagéticas como representações
ideológicas que se configuram como uma estratégia de dominação social e
hierarquização cultural. Para dinamizar o processo de análise literária,
utilizamos o contributo da imagologia, teorizada no Brasil pela professora
Celeste Henriques Marquês Ribeiro de Souza (2004). Fundamentalmente, este
trabalho considera os seguintes tópicos para estudo: 1. O relato de viagens e
seus atravessadores extralinguísticos; 2. A investigação dos imagotipos comuns
veiculados nas duas obras aqui trabalhadas; 3. A biblioteca utilizada por cada
narrador como grande diferencial na produção dos seus relatos. .
|