DEFESAS
RESUMO

 

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REFLEXÕES SOBRE A PROPOSTA DE LEITURA DO ENEM

 

 

Rosilene da Silva de Moraes Cavalcanti

rmcavalcant@ig.com.br

 

 

 

Nesta pesquisa, analisam-se as questões objetivas de leitura do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Instituído em 1998, como parâmetro de autoavaliação aos concluintes do Ensino Médio, esse exame foi estendido, posteriormente, também a não concluintes, que, uma vez aprovados, podem pleitear certificação dessa etapa da Educação Básica e vagas no ensino superior. No trabalho, verificam-se os procedimentos de leitura avaliados pelo exame, a partir de um corpus constituído pelas questões da área de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, da prova aplicada em 2011, com o objetivo de responder à seguinte pergunta de pesquisa: Como se configuram as questões de leitura do ENEM? Para atender ao que se propõe, pergunta-se também: se  as questões são elaboradas de acordo com o conceito de leitura proposto pelos documentos oficiais do Ensino Médio; que competências e habilidades referentes à leitura são avaliadas e se são adequadas a seu público-alvo, constituído não apenas de egressos do Ensino Médio. A base teórica compreende as orientações oficiais sobre o Ensino Médio. Baseadas na pragmática, essas orientações voltam-se para uma imbricação entre teoria e prática, baseada na concepção de linguagem como interação. A língua não é vista como homogênea e transparente, mas opaca e heterogênea; ela reflete a cultura de seus falantes, permite que ela opere e lhe dá condições de subsistir. A leitura é concebida como um processo dialógico do leitor com o autor, via texto, que leva em conta não só o texto, mas o discurso, em suas condições de produção. Esse leitor é também o da pragmática, consciente, mas histórico. Nesta direção, o percurso da investigação implica: a classificação das questões, de acordo com as competências e habilidades avaliadas; o conhecimento da estrutura e dos objetivos do ENEM, possibilitado pela análise dos decretos e leis que regem o Ensino Médio, e a análise propriamente dita. Os resultados demonstram que o MEC reconhece a existência de indivíduos que, embora não tenham cursado o Ensino Médio, podem ser considerados competentes e aptos a ingressar no Ensino Superior. A concepção de leitura presente nos documentos oficiais que regem o Ensino Médio é adotada no ENEM e prevê um sujeito capaz de extrapolar os dados do texto escrito, lendo linhas e entrelinhas. A concepção de texto presente no exame não se limita ao verbal, embora o enfatize, mas abrange textos não verbais, como infográficos e imagens. As questões do exame são fortemente marcadas pela interdisciplinaridade e, a maioria delas pode ser respondida com base no conhecimento de mundo do examinando e nos textos de apoio apresentados na prova.

 

 

Palavras-chave: Ensino Médio; ENEM; leitura; linguagem.