DEFESAS
RESUMO

 
Dissertação completa

 

ABORDAGEM GRAMATICAL NOS LIVROS DIDÁTICOS:

ANÁLISES E SUGESTÕES

 

Renata Boregas Santini de Moura

santini@homenett.com.br

 

Esta pesquisa tem como objetivo analisar como duas coleções de materiais didáticos apresentam o ensino de gramática. São elas: Português: Leitura, Produção e Gramática, de Leila Lauar Sarmento (2002) e Português: linguagens, de William Roberto Cereja e Tereza Cochar Magalhães (2002). Elas foram escolhidas sob o critério de serem as trabalhadas em uma escola particular e nas escolas estaduais, respectivamente, do município de Nova Esperança (Noroeste do Paraná). Como o conteúdo gramatical é extremamente extenso, selecionamos os volumes destinados às 5.ªs e às 6.as séries, bem como os conteúdos referentes a nomes (substantivos e adjetivos) e verbos. Desenvolvemos esse trabalho porque temos conhecimento de que, quando se fala na questão da gramática, o que se encontram são opiniões as mais divergentes possíveis. Temos, por um lado, professores reclamando que os alunos não conseguem transferir para seus textos os conhecimentos gramaticais estudados nas “aulas de gramática”; outros que escutam falar que não é para continuar ensinando gramática tradicional, mas não conhecem outra forma de procedimento; além daqueles que acham as novas teorias muito bonitas, mas, na prática, sentem dificuldades em sistematizá-las. Frente a essa situação, optam, quase sempre, por manter o trabalhado baseado naquilo em que sentem segurança: o ensino tradicional de gramática. Em decorrência dessa atitude, temos, por outro lado, alunos dizendo, constantemente, que não gostam de gramática, que “português é difícil”, entre outras. Para fundamentar o trabalho, no sentido de esclarecer dúvidas e minimizar inquietações a esse respeito, utilizamo-nos de autores que demonstram algumas concepções sobre o ensino de Português; dentre eles, temos: Franchi (1991), Neves (1999), Perini (1997), Possenti (1996), Suassuna (1995), Parâmentros Curriculares Nacionais (PCNs). Além disso, estudamos sobre questões estruturais de Língua Portuguesa, sobretudo as relacionadas ao objeto da pesquisa (nomes e verbos), baseando-nos em Macambira (1987), Mattoso Câmara (1975), Perini (1996). Por fim, explicitamos a análise da teoria e das atividades gramaticais apresentadas nos livros didáticos e apresentamos algumas sugestões de uma outra forma de trabalhá-las. Travaglia (2002 e 2003) e Mattoso Câmara (1975) foram autores de fundamental importância no desenvolvimento dessa última parte, uma vez que foi a partir do que eles apontam nas obras cujos títulos constam nas referências do trabalho que conseguimos unir teoria e prática. Em outras palavras, conseguimos apontar sugestões metodológicas para trabalhar com o que já haviam demonstrado as teorias: a gramática funcional, reflexiva. Ao fim do trabalho, verificamos que os autores dos livros didáticos evidenciam uma prática de gramática teórica e normativa, com pouquíssimas inserções de atividades reflexivas. Com as sugestões demonstradas, porém, esperamos que os professores tenham conseguido compreender a característica metodológica que pensamos ser eficiente para formar leitores e produtores de textos e utilize-as, não detendo-se somente àquelas demonstradas nos materiais didáticos.

 

Palavras-chave: Livro didático, Gramática, Ensino.