dissertação completa
MOVIMENTO DE LEITURA/ESCRITA EM REDAÇÕES DESCLASSIFICADAS
Eliane Santos Raupp
O objetivo geral deste trabalho é investigar os processos cognitivos que envolvem o ato de ler e suas implicações na produção do texto escrito, especificamente, em redações produzidas em concursos vestibulares, momento em que se revela a "capacidade de leitura e produção escrita do candidato" (MENEGASSI e ZANINI, 1997). Nesse contexto, delimitamos como objetivos específicos: analisar os procedimentos de leitura dos vestibulandos leitores/produtores; salientar os aspectos envolvidos na construção de sentidos do texto; enfatizar a importância de esquemas de conhecimentos durante o encontro leitor/texto.
O trabalho está organizado em quatro capítulos: dois que apresentam o cenário teórico que respalda a análise das redações; um que apresenta: o movimento de leitura/escrita realizado pelos vestibulandos leitores/produtores, associado ao acionamento/não acionamento de conhecimentos prévios (de mundo) pertinentes aos esquemas presentes na prova de redação; as análises; e a discussão dos resultados; e o último, a conclusão.
Seguindo uma visão lingüística de texto e psicolingüística de leitura, foram selecionadas, dentre 422 desclassificadas por fuga total ao tema, 30 redações do Concurso Vestibular, Verão de 1999-UEM.
Submetidas à análise que reconstrói a "caminhada interpretativa" (GERALDI, 1997) percorrida pelo vestibulando, as redações apresentam resultados que nos permitem agrupá-las de acordo com o acionamento ou não de esquemas de conhecimentos adequados: grupo de redações com leitura limitada; grupo de redações com leitura marginal; e grupo de redações com leitura suspeita. Os procedimentos de leitura revelados nos permitem inferir que as redações analisadas, devido a "não interdependência equilibrada entre as informações contidas no texto e os conhecimentos prévios do leitor" (MEURER, 1999), desvelam problemas no movimento leitura/escrita que antecedem e extrapolam a situação de vestibular.
Palavras-chave:
leitura; redação; língua materna; vestibular.