DEFESAS
RESUMO

 
Dissertação completa

A DISCIPLINA LÍNGUA PORTUGUESA: ARTICULADORA E INTEGRADORA DE CONHECIMENTOS NO CURRÍCULO DE PEDAGOGIA

 

Nilsa de Oliveira Pawlas

npawlas@yahoo.com.br

 

Este trabalho aponta imbricamentos entre o ensino-aprendizagem de Língua Materna e o processo de alfabetização. O objetivo é evidenciar a necessidade da inserção da disciplina de Língua Portuguesa, com vertente lingüística, no currículo do Curso de Pedagogia. A pesquisa, de cunho teórico-analítica, ancorando-se nos pressupostos da Lingüística Aplicada, parte da teoria, passando pela descrição do currículo do Curso, pela elaboração e entrega de questionário a professores das redes pública e privada de ensino e a acadêmicos do Curso de Pedagogia da Universidade Estadual do Centro-Oeste UNICENTRO, culminando na ação, quando se analisam os resultados obtidos. Para isso, organiza-se em quatro capítulos: I – A teoria que norteia a ação, com o embasamento teórico que sustenta a crítica das análises; II – O que aprendem os futuros alfabetizadores é o capítulo que analisa descritivamente o currículo do Curso; III – O (des) encontro teoria e ação é aquele que traz a análise critica; IV – Considerações finais, em que se enfatiza, por meio de sugestão, a necessidade de mudança no currículo do Curso.