|
RESUMO |
A DISCIPLINA LÍNGUA PORTUGUESA: ARTICULADORA E INTEGRADORA DE CONHECIMENTOS NO CURRÍCULO DE PEDAGOGIA Nilsa de Oliveira Pawlas Este
trabalho aponta imbricamentos entre o ensino-aprendizagem de Língua Materna e o
processo de alfabetização. O objetivo é evidenciar a necessidade da inserção
da disciplina de Língua Portuguesa, com vertente lingüística, no currículo
do Curso de Pedagogia. A pesquisa, de cunho teórico-analítica, ancorando-se
nos pressupostos da Lingüística Aplicada, parte da teoria, passando pela
descrição do currículo do Curso, pela elaboração e entrega de questionário
a professores das redes pública e privada de ensino e a acadêmicos do Curso de
Pedagogia da Universidade Estadual do Centro-Oeste UNICENTRO, culminando na ação,
quando se analisam os resultados obtidos. Para isso, organiza-se em quatro capítulos:
I – A teoria que norteia a ação, com o embasamento teórico que sustenta a
crítica das análises; II – O que aprendem os futuros alfabetizadores é o
capítulo que analisa descritivamente o currículo do Curso; III – O (des)
encontro teoria e ação é aquele que traz a análise critica; IV – Considerações
finais, em que se enfatiza, por meio de sugestão, a necessidade de mudança no
currículo do Curso.
|