DEFESAS
RESUMO

 

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ANÁLISE DISCURSIVA DOS ETHÉ DE UM SUJEITO

POLÍTICO EM CAMPANHA ELEITORAL

 

Paula Camila Mesti

paulamesti@hotmail.com

 

A predominância da imagem, a velocidade da transmissão de informações, a supervalorização da mídia, a metamorfose ocorrida na maneira de se fazer política, a impossibilidade de se separar o verbo do corpo que enuncia são práticas corriqueiras no atual mundo globalizado. Considerando este contexto, as transformações ocorridas no discurso político contemporâneo e o dispositivo teórico da Análise do Discurso, a presente pesquisa tematiza o modo de construção das imagens que o sujeito político Silvio Barros dá de si em seus discursos para prefeito de Maringá-PR. O corpus de análise desta pesquisa é constituído pelas gravações e as transcrições dos Horários Gratuitos de Propaganda Eleitoral na televisão (HGPE) das campanhas de 2004 e 2008. Sua verificação possibilitou algumas inquietações: o que faz definir quais tipos de ethé serão construídos em cada campanha eleitoral? Para analisar os ethé de um sujeito político deve-se considerar apenas seu discurso? Existe um saber-técnico que contribui para o reforço desses ethé? Partindo dessas indagações alguns objetivos foram traçados: de modo geral, contribuiu-se para a ampliação do conceito de ethos discursivo para, mais especificamente, definir e estabelecer o modo de construção dos ethé do sujeito político Silvio Barros. A fim de se produzir gestos de interpretação, diferentes materialidades discursivas foram utilizadas: transcrições de textos verbais, jingles, tabelas, sequências discursivas, infográficos, frames imagéticos. São estas materialidades que guiam a pesquisa para múltiplos caminhos metodológicos que confluem para a obtenção de alguns resultados: a) a existência da sobreposição de tipos de ethé; b) a simultaneidade da construção de ethé positivos para o candidato e de ethé negativos para seu adversário, e c) o apelo a formações discursivas esportivas e religiosas para evitar a deriva dos efeitos de sentido produzidos pelos ethé. Também se deve destacar a importância dos discursos dos sujeitos testemunha, a presença do audiovisual e o uso do saber-técnico que contribuíram para a edificação da credibilidade e do processo de identificação do eleitor / telespectador com o sujeito político.

 

Palavras-Chave: Discurso político; ethé; campanha eleitoral.