DEFESAS
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ENTRE PALAVRAS E TRAÇOS: UM ESTUDO DA REPRESENTAÇÃO DO SAGRADO CRISTÃO NA POESIA E NA ILUSTRAÇÃO DE JOSÉ RÉGIO

 

Patrícia Josiane Tavares da Cunha Fuza

pjfuza@gmail.com

 

José Régio figurou como um dos grandes nomes do Segundo Modernismo Português. Diretor da Revista Literária Presença, defendeu a espontaneidade e a sinceridade como premissas da criação artística. Dentro do Presencismo, foi clara a ênfase dada à visão como motivo literário e como forma de observação e questionamento interior, sendo inegável a atenção demonstrada pelo grupo aos aspectos gráficos e plásticos, como se pode perceber na obra de José Régio, objeto de estudo desta pesquisa. Dono de um expressivo símile plástico, permitiu que as imagens emanassem livremente de sua produção poética. Além de escritor, também foi ilustrador e pintor, sendo esse um de seus grandes méritos. Artista completo, Régio foi capaz de expressar sua visão do homem, do mundo e da fé por meio de duas leituras: o texto e a imagem. Essas leituras potencializaram-se para desenvolver o tema que emerge como destaque em sua produção: o diálogo entre o Homem e Deus, em que o questionamento interior leva o primeiro a reavaliar as bases de sua formação religiosa e a buscar incansavelmente a compreensão do Absoluto. Embora a religiosidade se faça presente, choca-se constantemente com a necessidade dos prazeres carnais. Tem-se, então, um jogo entre o sagrado e o profano, em que o primeiro – representado por Cristo, pelas figuras bíblicas de Adão e Eva, por anjos e santos – se enfraquece ante a sedução do segundo. Nesse sentido, a presente dissertação objetiva verificar quais as possíveis correspondências existentes entre dez dos poemas que constituem a obra Poemas de Deus e do Diabo (1925) e cinco ilustrações de autoria de Régio presentes nessa mesma obra, no que concerne à representação da figura do sagrado cristão. De caráter bibliográfico, esta pesquisa está fundamentada no método comparativo postulado por autores como Sandra Nitrini, Tânia Carvalhal, entre outros, além da análise textual dos poemas e das ilustrações. A pesquisa se justifica pela necessidade de destacar a imagem como um elemento presente tanto na arte verbal quanto na arte pictórica, e como recurso plástico, através do qual inúmeras representações se podem formar na mente do leitor. Desse modo, visa contribuir com a fortuna crítica dos estudos sobre as relações interartísticas presentes na proposta poética doautor.

 

PALAVRAS-CHAVE: “José Régio”, “sagrado cristão”, “Literatura Comparada”.