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RESUMO

 

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CONSTRUÇÃO DA REPRESENTAÇÃO IDENTITÁRIA FEMININA NAS ENUNCIAÇÕES FÍLMICAS DE “JOGO DE CENA”

 

Nathalia Roman Gomes

nthl.roman@gmail.com

 

A presente pesquisa acadêmica tem por objetivo analisar as narrativas fílmicas presentes no documentário brasileiro Jogo de Cena, de 2007, dirigido pelo cineasta Eduardo Coutinho. Objetiva-se observar de que maneira as memórias e testemunhos das mulheres informantes do filme em questão reproduzem ou rompem com os discursos da/sobre a mulher, contribuindo ou não para a transformação das relações de poder existentes na sociedade contemporânea. Visto que, conforme as contribuições da Análise do Discurso Crítica (ADC), quaisquer eventos discursivos (ou seja, determinados exemplo de discurso) é entendido, de forma simultânea, na qualidade de texto, de exemplo de prática discursiva e de prática social, o discurso pode ser compreendido como elemento constituinte do social e como forma de ação sobre o mundo e sobre os outros, e, ainda, modo de representação, já que se representam, em seu âmbito, determinados valores e identidades sociais. Destarte, ao se considerar a perspectiva cinematográfica documental e os enunciados dos depoimentos das personagens, é possível notar práticas discursivas que proporcionam uma dimensão constitutiva e da representação social da realidade, apresentando a condição identitária da mulher, discursos e a lugares discursivos possíveis para o corpo feminino na sociedade ocidental. Busca-se, pois, verificar por meio de efeitos de sentidos do próprio longa-metragem, refletir acerca de como as narrativas que constituem as películas reproduzem ou rompem com os discursos da/sobre a mulher (seja diacronicamente, seja na contemporaneidade), ou seja, de que forma as atribuições do gênero feminino e de formas de feminilidade passam a ser, nas suas emergências históricas, questionadas, (des)construídas e/ou ressignificadas nas práticas da sociedade.

 

Palavras-chave: Análise do Discurso Crítica; representação do sujeito feminino; cinema documental.

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