|
RESUMO |
Dissertação completa - Arquivo PDF
CONSTRUÇÃO DA REPRESENTAÇÃO IDENTITÁRIA FEMININA
NAS ENUNCIAÇÕES FÍLMICAS DE “JOGO DE CENA” Nathalia Roman Gomes nthl.roman@gmail.com A presente
pesquisa acadêmica tem por objetivo analisar as narrativas fílmicas presentes
no documentário brasileiro Jogo de Cena, de 2007, dirigido pelo cineasta
Eduardo Coutinho. Objetiva-se observar de que maneira as memórias e testemunhos
das mulheres informantes do filme em questão reproduzem ou rompem com os
discursos da/sobre a mulher, contribuindo ou não para a transformação das
relações de poder existentes na sociedade contemporânea. Visto que, conforme as
contribuições da Análise do Discurso Crítica (ADC), quaisquer eventos
discursivos (ou seja, determinados exemplo de discurso) é entendido, de forma
simultânea, na qualidade de texto, de exemplo de prática discursiva e de
prática social, o discurso pode ser compreendido como elemento constituinte do
social e como forma de ação sobre o mundo e sobre os outros, e, ainda, modo de
representação, já que se representam, em seu âmbito, determinados valores e
identidades sociais. Destarte, ao se considerar a perspectiva cinematográfica
documental e os enunciados dos depoimentos das personagens, é possível notar
práticas discursivas que proporcionam uma dimensão constitutiva e da
representação social da realidade, apresentando a condição identitária da
mulher, discursos e a lugares discursivos possíveis para o corpo feminino na
sociedade ocidental. Busca-se, pois, verificar por meio de efeitos de sentidos
do próprio longa-metragem, refletir acerca de como as narrativas que constituem
as películas reproduzem ou rompem com os discursos da/sobre a mulher (seja
diacronicamente, seja na contemporaneidade), ou seja, de que forma as
atribuições do gênero feminino e de formas de feminilidade passam a ser, nas
suas emergências históricas, questionadas, (des)construídas e/ou
ressignificadas nas práticas da sociedade. Palavras-chave: Análise do Discurso Crítica; representação do sujeito feminino; cinema
documental. .
|