|
RESUMO |
Dissertação completa - Arquivo PDF
A REESCRITA DE TEXTOS NAS 7ª E 8ª SÉRIES DO ENSINO FUNDAMENTAL: CARACTERIZAÇÃO DE ASPECTOS LINGUÍSTICO-DISCURSIVOS
Natalia Gonçalves Moterani nati_moterani@hotmail.com
Esta pesquisa leva em consideração a escrita como trabalho, envolvendo os processos de revisão e reescrita, partindo dos objetivos de delimitar e caracterizar os aspectos linguístico-discursivos que constituem essas etapas, considerando-se os diferentes níveis de produção textual realizados no Ensino Fundamental. Assim, a fim de compreender esse processo, analisamos 198 produções textuais, realizadas pelas 7ª e 8ª séries, envolvendo escolas pública e privada. Nesse sentido, tem-se como intuito o levantamento das características de escrita desses níveis e a delimitação dos aspectos que são apontados pelo professor no momento de revisão e correção dos textos produzidos em sala de aula, por meio do levantamento de dados sobre o que é atendido e compreendido na reescrita dos textos, efetuada pelos alunos. Nesse contexto, o trabalho pauta-se na teoria enunciativa do Círculo de Bakhtin e nas concepções de escrita, abordadas por Fiad e Mayrink-sabinson (1994) e Sercundes (2001) e nas abordagens de Menegassi (1998) e, principalmente, de Ruiz (2010) sobre a revisão e a reescrita. No que se refere aos tipos de apontamentos realizados na revisão, nossas análises se distinguem da pesquisa de Ruiz (2010), ampliando as suas discussões e revelando que os modos de intervenção das professoras das 7ª e 8ª séries se configuram diferentemente do que propõe a autora. Com relação à reescrita, os quadros e os exemplos dos aspectos linguístico-discursivos atendidos demonstram que o ato de acrescentar é o mais efetuado, seguindo o de substituir, suprimir e deslocar, sendo esse último não muito realizado na reescrita dessas séries. A partir dessas análises, construímos planilhas que apontam os aspectos linguístico-discursivos dos processos de revisão e reescrita. Assim, os dividimos em atendidos e compreendidos, ações que, respectivamente, partem de apontamentos e são efetuados pelo aluno de forma autônoma, sem a intervenção das professoras.
Palavras-chave: escrita; revisão; reescrita.
|