CONTOS ANIMADOS: AS LEITURAS MULTIMODAIS DE EDGAR ALLAN POE E A FORMAÇÃO DO LEITOR NA ESCOLA PÚBLICA

Nara Elvira Ribeiro da Silva

nara@outlook.com

Este trabalho, inserido no campo de formação de leitores críticos, sob a perspectiva de multiletramentos, tem como objetivos analisar a relação entre letramento multimodal/literatura/filme e de qual maneira essa tríade pode contribuir ao ensino de literatura em língua inglesa (doravante LLI) e ao desenvolvimento de leitura crítica. Para tanto, uma oficina intitulada Ensino de literatura em língua inglesa e multiletramentos: Edgar Allan Poe na escola pública foi ofertada em uma escola estadual para alunos do terceiro ano do Ensino Médio. Os materiais selecionados para o trabalho foram os contos A Máscara da Morte Rubra (2017), O Coração Delator (2017) e A Queda da Casa Usher (2017), todos do autor norte-americano Edgar Allan Poe, tanto no texto escrito como em suas respectivas traduções para a animação Extraordinary Tales (2015), dirigida por Raul Garcia. De forma específica, pretendeu-se verificar de que maneira a circulação de textos literários em outros meios semióticos, como o fílmico, pode ser utilizada em sala de aula para o trabalho com literatura por meio de leituras multimodais e, assim, contribuir à formação do leitor crítico. As hipóteses aventadas na pesquisa se confirmaram: 1) o trabalho com literatura, baseado na pedagogia dos multiletramentos, pode ser feito por meio de produções que extrapolam o código linguístico; 2) a leitura de literatura via filme levou os alunos a se posicionarem reflexiva e criticamente, ressignificando o papel de leitor. A análise dos resultados da pesquisa apontou que o contato com diferentes modos de circulação do texto literário ampliou a visão dos alunos sobre seu conceito de leitura e viabilizou o reconhecimento do leitor como agente. Ademais, este trabalho mostrou os multiletramentos como uma pedagogia da inclusão, que possibilita a valorização de diferentes inteligências a partir do reconhecimento de produções contemporâneas, resultado que são dos novos modos de comunicar e de construir sentidos.

Palavras-chave: Literatura; Multiletramentos; Formação do leitor.