|
RESUMO |
Dissertação completa - Arquivo PDF
CONTOS ANIMADOS: AS LEITURAS
MULTIMODAIS DE EDGAR ALLAN POE E A FORMAÇÃO DO LEITOR NA ESCOLA PÚBLICA RESUMO Nara Elvira Ribeiro da Silva nara@outlook.com Este
trabalho, inserido no campo de formação de leitores críticos, sob a perspectiva
de multiletramentos, tem como objetivos analisar a relação entre letramento
multimodal/literatura/filme e de qual maneira essa tríade pode contribuir ao
ensino de literatura em língua inglesa (doravante LLI) e ao desenvolvimento de
leitura crítica. Para tanto, uma oficina intitulada Ensino de literatura em
língua inglesa e multiletramentos: Edgar Allan Poe na escola pública foi ofertada
em uma escola estadual para alunos do terceiro ano do Ensino Médio. Os
materiais selecionados para o trabalho foram os contos A Máscara da Morte Rubra (2017), O Coração Delator (2017)
e A Queda da Casa Usher (2017), todos
do autor norte-americano Edgar Allan Poe, tanto no texto escrito como em suas
respectivas traduções para a
animação Extraordinary Tales (2015), dirigida por Raul Garcia. De forma
específica, pretendeu-se verificar de que maneira a circulação de textos
literários em outros meios semióticos, como o fílmico, pode ser utilizada em
sala de aula para o trabalho com literatura por meio de leituras multimodais e,
assim, contribuir à formação do leitor crítico. As hipóteses aventadas na
pesquisa se confirmaram: 1) o trabalho com literatura, baseado na pedagogia dos
multiletramentos, pode ser feito por meio de produções que extrapolam o código
linguístico; 2) a leitura de literatura via filme levou os alunos a se
posicionarem reflexiva e criticamente, ressignificando o papel de leitor. A
análise dos resultados da pesquisa apontou que o contato com diferentes modos
de circulação do texto literário ampliou a visão dos alunos sobre seu conceito
de leitura e viabilizou o reconhecimento do leitor como agente. Ademais, este
trabalho mostrou os multiletramentos como uma pedagogia da inclusão, que
possibilita a valorização de diferentes inteligências a partir do
reconhecimento de produções contemporâneas, resultado que são dos novos modos
de comunicar e de construir sentidos. Palavras-chave: Literatura;
Multiletramentos; Formação do leitor. . .
|