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RESUMO |
Dissertação completa - Arquivo PDF
DAS CANTIGAS TROVADORESCAS
ÀS REDONDILHAS CAMONIANAS: A INFLUÊNCIA DOS CANCIONEIROS NA RENOVAÇÃO DA
PAISAGEM E DO RETRATO FEMININO Nágela Neves da Costa RESUMO:
A dissertação intitulada Das cantigas
trovadorescas às redondilhas camonianas: a influência dos cancioneiros na
renovação da paisagem e do retrato feminino objetiva apresentar uma leitura
das marcas das cantigas trovadorescas lírico-amorosas na reconstituição da
natureza e do retrato feminino, em textos escritos em medida velha, por
Luís Vaz de Camões, considerando seus aspectos formais e temáticos. O
Renascimento constituiu-se em um movimento de cultura e civilização no século
XVI, iniciando um novo mundo graças às descobertas, às invenções e à liberdade
de pensamento, entre outros fatores. Apesar de toda essa revolução no âmbito da Europa
Ocidental, esse novo mundo não conseguiu excluir todos os preceitos medievais,
sendo a arte, inclusive, muito influenciada pela dicção medieval. Muitas
línguas e, consequentemente, a literatura dos países ocidentais europeus
definiram-se nessa época e, juntamente, com a cultura clerical, a cultura
popular adquiriu grande importância. Camões, poeta que viveu e compôs
no século XVI, em seus versos evidencia as marcas desse momento histórico e
cultural. Ao retomar as raízes da tradição portuguesa, apreende a beleza
feminina, a jovem do povo e seu trabalho diário, registrando-os em versos
redondilhos maiores e menores, de indiscutível beleza lírica. Paisagens
semelhantes às descrições trovadorescas também se encontram diluídas em seus
versos, além do cromatismo, dos trocadilhos e do humor. Com efeito, para esse
estudo, o corpus compõe-se de textos
selecionados das cantigas trovadorescas galego-portuguesas (de amor e de amigo)
e das redondilhas camonianas. A dissertação apresenta um breve estudo histórico
com base em textos de Saraiva e Lopes (s.d.), Spina (1971), Franco Jr. (1986),
Duby (1990), Moisés (1984, 1993 e 2002), Le Goff (2008), entre outros autores.
Para compreender a presença da natureza (a paisagem), recorremos aos autores
Blanchot (1987), Santos e Oliveira (2001), Alves e Feitosa (2010), Collot
(2010), entre outros. A dissertação objetiva, finalmente, contribuir com a
fortuna crítica dos estudos medievais e renascentistas e com a linha de
pesquisa Literatura e Historicidade. .
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