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RESUMO

 

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DAS CANTIGAS TROVADORESCAS ÀS REDONDILHAS CAMONIANAS: A INFLUÊNCIA DOS CANCIONEIROS NA RENOVAÇÃO DA PAISAGEM E DO RETRATO FEMININO

 

Nágela Neves da Costa

nagelaneves.costa@gmail.com

RESUMO: A dissertação intitulada Das cantigas trovadorescas às redondilhas camonianas: a influência dos cancioneiros na renovação da paisagem e do retrato feminino objetiva apresentar uma leitura das marcas das cantigas trovadorescas lírico-amorosas na reconstituição da natureza e do retrato feminino, em textos escritos em medida velha, por Luís Vaz de Camões, considerando seus aspectos formais e temáticos. O Renascimento constituiu-se em um movimento de cultura e civilização no século XVI, iniciando um novo mundo graças às descobertas, às invenções e à liberdade de pensamento, entre outros fatores. Apesar de toda essa revolução no âmbito da Europa Ocidental, esse novo mundo não conseguiu excluir todos os preceitos medievais, sendo a arte, inclusive, muito influenciada pela dicção medieval. Muitas línguas e, consequentemente, a literatura dos países ocidentais europeus definiram-se nessa época e, juntamente, com a cultura clerical, a cultura popular adquiriu grande importância. Camões, poeta que viveu e compôs no século XVI, em seus versos evidencia as marcas desse momento histórico e cultural. Ao retomar as raízes da tradição portuguesa, apreende a beleza feminina, a jovem do povo e seu trabalho diário, registrando-os em versos redondilhos maiores e menores, de indiscutível beleza lírica. Paisagens semelhantes às descrições trovadorescas também se encontram diluídas em seus versos, além do cromatismo, dos trocadilhos e do humor. Com efeito, para esse estudo, o corpus compõe-se de textos selecionados das cantigas trovadorescas galego-portuguesas (de amor e de amigo) e das redondilhas camonianas. A dissertação apresenta um breve estudo histórico com base em textos de Saraiva e Lopes (s.d.), Spina (1971), Franco Jr. (1986), Duby (1990), Moisés (1984, 1993 e 2002), Le Goff (2008), entre outros autores. Para compreender a presença da natureza (a paisagem), recorremos aos autores Blanchot (1987), Santos e Oliveira (2001), Alves e Feitosa (2010), Collot (2010), entre outros. A dissertação objetiva, finalmente, contribuir com a fortuna crítica dos estudos medievais e renascentistas e com a linha de pesquisa Literatura e Historicidade. 

Palavras-chave: Cantigas Trovadorescas; Redondilhas Camonianas; Retrato Feminino; Natureza

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