DEFESAS
RESUMO

 

 

Dissertação completa - Arquivo PDF

 

ERA UMA VEZ... POR ONDE ANDA CINDERELA?

ESTUDO DE CASO DO CONTO DE FADAS CINDERELA,

NA CIDADE DE MARINGÁ – PR

 

Marlise Maria Batista Martinelli

marliselise@hotmail.com

 

Os contos de fadas tratam de temas que fazem parte da tradição de muitos povos, pois discutem questões universais, constituindo-se em histórias que são oferecidas aos leitores em vários momentos de suas vidas, da infância até a vida adulta, permitindo a criação de mundos de sonho e imaginação. Pelo fato de os contos de fadas compreenderem um amplo corpus, delimitamos como objeto de estudo em nossa pesquisa a obra Cinderela, já que a mesma consolidou-se como um dos textos mais conhecidos, encontrando-se presente, por meio de reedições, versões e adaptações em vários momentos literários e históricos de todo o mundo. Desse modo, torna-se pertinente um estudo de caso da referida obra, verificando não só a circulação do conto, mas, principalmente, a leitura prévia que alunos e educadoras do Ensino Fundamental de uma escola pública de Maringá têm sobre os contos de fadas e, em específico, sobre o conto Cinderela. A fim de que nossos objetivos fossem alcançados, realizamos, primeiramente, uma pesquisa bibliográfica, que compreendeu concepções de leitura, natureza e funções da literatura, sociologia da leitura e contos de fadas. Em um segundo momento, levantamos e obtivemos, em bibliotecas, livrarias e sebos, uma amostragem significativa dos diversos meios de circulação do conto Cinderela. No âmbito escolar, os instrumentos utilizados restringiram-se a questionários aplicados aos alunos e às educadoras da escola pesquisada. Observando os aspectos individuais, coletivos e sociais, levantamos as percepções dos leitores a respeito dos contos de fadas e da obra em questão. Analisando e confrontando os dados obtidos entre os sujeitos envolvidos, constatamos que o conhecimento prévio sobre a obra é o mesmo entre alunos e educadoras. Para estas, o trabalho com a leitura e com os contos de fadas é de suma importância. Contudo, observando as respostas dos alunos, tal desenvolvimento fica intrinsecamente relacionado ao posicionamento dos professores, o que reflete variáveis que os levaram a apreciar ou rejeitar a obra. Ressalta-se, assim, que a mediação é fundamental para que a leitura possa ser ampliada e diversificada.

 

Palavras-chave: Contos de Fadas; Cinderela; Mediação.