LEITURA E ESCRITA NO ENSINO MÉDIO EM UMA INSTITUIÇÃO

PÚBLICA FEDERAL

Marli Aparecida Pedro Duque

marlipedro@gmail.com

Nossa pesquisa tem por objetivo compreender como ocorrem os processos de trabalho com a leitura e a escrita no curso Técnico Integrado em Informática (TI) da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, no Câmpus de Campo Mourão, cidade localizada ao Noroeste do estado do Paraná. Os alunos que terminam o curso vêm alcançando lugares destacados no Exame Nacional do Ensino Médio - ENEM, dentre as escolas públicas e particulares da cidade, o que tem contribuído significativamente para o ingresso nos cursos superiores. Com vistas a atingir esse objetivo, observamos as concepções de leitura e escrita dos professores; identificamos os gêneros textuais empregados; verificamos como a interação se constitui em sala de aula; e percebemos como se dá o processo de avaliação de leitura e de escrita. Os pressupostos teóricos estão alicerçados aos conceitos e às concepções de interação, enunciado, palavra, responsividade e gênero discursivo, postulados por Bakhtin e Volochinov (2004) e Bakhtin (2010), assim como à teoria do desenvolvimento da linguagem de Vigotski (2007). Para tanto, propomos uma investigação diagnóstica a partir da abordagem qualitativa do tipo etnográfica, sob o paradigma interpretativista. Utilizamo-nos da modalidade de observação participante nas aulas de Língua Portuguesa durante o segundo semestre de 2011. O corpus de análise constitui-se de registros coletados por meio de gravações das aulas, de entrevistas com questionário semiestruturado, anotações em diário escrito e de materiais didático-pedagógicos cedidos por professores e alunos. Os resultados nos mostram que os gêneros empregados na leitura se distinguem dos gêneros preconizados nas práticas de produção textual. A leitura de gêneros discursivos secundários, especialmente os literários, marca a preferência dos professores, e se caracteriza pela concepção da interação autor-texto-leitor (MENEGASSI & ANGELO, 2010). A leitura é concebida como processo de reflexão social, desse modo, como condição dialógica para o desenvolvimento do aluno. A produção escrita contempla gêneros de caráter argumentativo, para defesa de um posicionamento, como o Artigo de Opinião, cujo conteúdo temático se dá a partir da apreensão de um significado do texto lido. A escrita é percebida como processo de trabalho, uma vez que o texto é concebido como uma ferramenta capaz de influenciar o interlocutor e o meio social, portanto, caracteriza-se como enunciado concreto por ser produto da interação entre leitor e o texto,  por contemplar os conhecimentos de mundo do aluno.

Palavras-chave: Leitura; Escrita; Gêneros-secundários.