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RESUMO |
MARINA COLASANTI: LONGE OU PERTO DO QUERER DO LEITOR? Um estudo de caso da recepção de Longe como o meu querer por alunos do Ensino Fundamental
Márcia Juliane Valdivieso Santa Maria
Esta pesquisa propõe um estudo de caso a partir da recepção de Longe como o meu querer (1997), de Marina Colasanti, por um grupo de oito alunos do ensino fundamental de uma escola da rede privada na cidade de Jandaia do Sul, Paraná, refletindo sobre algumas possíveis variáveis que os levaram a apreciar ou a rejeitar a obra. Este trabalho justifica-se não só pela importância da literatura devido à potencialidade que ela tem de reforçar características humanas nas pessoas, mas também pelo destaque atribuído ao contexto histórico e social em que os indivíduos estão inseridos, acreditando que ele pode influenciar na formação do gosto individual e coletivo do público. O trabalho desenvolveu-se em duas etapas: a primeira, constando da leitura e estudo de pressupostos teóricos sobre literatura, leitura e leitor do texto literário, pautados especialmente na Estética da Recepção e Sociologia da Leitura e, ainda, quanto ao surgimento da literatura infantil e da sua manifestação em solo brasileiro; a segunda, apresenta comentários sobre a produção literária de Marina Colasanti, especialmente dos contos que compõem a obra Longe como o meu querer, bem como analisa sua recepção por alunos do ensino fundamental. A análise demonstrou que, sem a mediação de professor, houve baixo interesse deste público adolescente pela obra, o que não significa que a mesma não seja uma obra literária de qualidade, mas que não atendeu ao horizonte de expectativa de um determinado grupo de leitores iniciantes com hábitos de leitura peculiares. Entretanto, acreditamos que o simples contato e discussão de uma obra diferenciada da literatura de massa, a que estão habituados, certamente serviu para ampliar esse horizonte.
Palavras-chave: Literatura infanto-juvenil; Colasanti; Longe como o meu querer; Leitura; Recepção. |