DEFESAS
RESUMO

 

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A ESCRITA DA IMPOSSIBILIDADE DE SE ESCREVER ROMANCES E O DISFARCE DA FALSA TOTALIDADE DA CONTEMPORANEIDADE EM HELDER MACEDO

 

Ludovico Omar Bernardi

profeludo@yahoo.com.br

 

A pesquisa ora apresentada tem por objetivo entender os exercícios de reprodução propostos por Helder Macedo nos romances Sem Nome (2006), Natália (2010) e Tão longo amor, tão curta a vida (2013) e suas implicações para a literatura contemporânea no que tange a opção macediana pela estratégia de uso do “autor”-narrador e dos rituais e ações de seus personagens, de modo a que a ficção passe a transpor os seus limites, vindo a absorver o real e não mais a realidade tente viver a ficção; ademais, buscou-se demonstrar que a opção formal concretizada por Helder Macedo por escrever romances sobre a impossibilidade de escrevê-los reside em uma tentativa do autor implicado Helder Macedo (autor, e não o “autor”-narrador) de ironizar todo esse momento pós-ideológico no qual estamos afundados, com vistas a nos sinalizar sinais comunistas de um futuro possível, o qual só se tornará atual se os seguirmos e, principalmente, se os reconhecermos como sinais. Nesse sentido, vale lembrar que nos três romances nos depararemos com uma intenção falhada (ou não) de se escrever um romance, já que todos apresentam ao leitor o romance “raté”: Júlia não prossegue seu quase-romance com Marta Bernardo e José Viana de personagens; Natália deleta o diário; e Helder fica sem palavras para prosseguir o esboço de romance com a morte misteriosa do diplomata Victor Marques da Costa; por fim, este trabalho visa a estudar os mecanismos estilístico-formais dos quais Helder Macedo lança mão, com vistas a disfarçar a falsa totalidade ou Completude errônea típicas da contemporaneidade, conforme nos afirma Žižek (2016), e que merecem agora ser acurados, de modo a se elucidar essa confusão classificatória tão bem disfarçada pelo autor ao serem juntos dispostos nas obras em questão. Vale por fim ressaltar que todo o percurso teórico desta tese manteve por fio condutor os estudos desenvolvidos pelo filósofo, sociólogo, teórico crítico e cientista social esloveno contemporâneo Slavoj Žižek, aplicando-se essa teoria aos romances macedianos supracitados.

 

PALAVRAS-CHAVE: “Autor”-narrador; Falsa Totalidade; Gesto Vazio

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