DEFESAS
RESUMO

 

 

Dissertação completa - Arquivo PDF

 

 

A RECEPÇÃO DE O MENINO DO PIJAMA LISTRADO POR LEITORES ADULTOS DA BIBLIOTECA MUNICIPAL DE MARINGÁ

 

 

Lígia Ribeiro de Souza Zotesso

lakoviski@hotmail.com.br

 

Esta dissertação relata resultados de uma investigação da análise da recepção do livro O Menino do Pijama Listrado (The Boy In The Striped Pajamas, 2006), de autoria do irlandês John Boyne, em sua forma traduzida para a língua portuguesa, por leitores adultos do Clube de Leitura da Biblioteca Municipal de Maringá. O livro indica, em sua ficha catalográfica, o público infantojuvenil para a sua recepção, entretanto, a sua análise ocorre por meio da recepção de um público diferente daquele apresentado. Dessa forma, verificamos qual o efeito dessa discrepância entre o endereçamento e a recepção na leitura desse grupo específico.  Para o desenvolvimento deste trabalho foi observado um encontro com os leitores da Biblioteca Municipal de Maringá (Clube de Leitura) para a discussão do livro. Os comentários dos leitores foram analisados com o apoio de Teorias da Recepção: Estética da Recepção (JAUSS, 1994) e Teoria do Efeito Estético (ISER, 1996; 1999a; 1999b). Por meio dessa análise concluímos que a recepção do texto causa diferentes efeitos para cada público leitor. A fase em que se encontra o leitor para receber determinado livro, de acordo com sua faixa etária, por exemplo, pode interferir na recepção. Dessa forma, acreditamos que a discrepância entre o endereçamento e a recepção possa ter contribuído para as críticas ao autor quanto à sua forma de utilizar o Holocausto como pano de fundo para a narrativa e pela linguagem “simplificada” presente no livro.

 

Palavras-chave: Recepção; Leitores adultos; Formação de leitor.