DEFESAS
RESUMO

 

Dissertação completa - Arquivo PDF

 

 

RESUMO

 

 

Juliane Nadal Cavalheiro da Silva

junadalc@hotmail.com

 

O diálogo entre real e imaginário consiste em aspecto recorrente na obra infantil de Monteiro Lobato (1882-1948) e possibilita a seus pequenos leitores a experimentação da transição entre esses universos. Reiterando a relevância desse diálogo, nesta dissertação, analisamos a obra Memórias da Emília (1936), a partir da teoria de Mikhail Bakhtin (1895- 1975) sobre dialogismo e polifonia, fundamentação teórica que embasa o objetivo do trabalho: a constatação da presença da polifonia na estrutura da narrativa. Desse modo, procuramos observar, na articulação das relações dialógicas e polifônicas, o engajamento ideológico das vozes, considerando que Lobato constrói sua narrativa a partir de consciências sócio-ideológicas incorporadas em cada uma das personagens, já que nenhuma delas absorve uma única voz social e, sim, um coro de vozes sociais, com seus encontros e desencontros, choques e entrechoques. Os resultados da pesquisa revelam um riquíssimo processo polifônico, uma vez que se observa o surgimento de várias vozes no interior da narrativa, representando diversas perspectivas advindas do nosso contexto social: o conteúdo e a forma no romance, ambos unidos discursivamente por meio das esferas sociais, como um fenômeno pluriestilístico, plurilíngue e plurivocal, o que significa encontrar diversos discursos (“eu” e “outrem”) entrelaçados nas vozes sociais que se articulam e interagem na narrativa.

 

Palavras-chave: Monteiro Lobato; Mikhail Bakhtin; Polifonia

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