DEFESAS
RESUMO

 

 

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O LETRAMENTO LITERÁRIO EM UMA COMUNIDADE RURAL

DO PONTAL DO PARANAPANEMA

 

Juliana Carli Moreira de Andrade

julianacarlimoreira@gmail.com

 

A presente pesquisa teve por finalidade levantar e compreender as práticas e as orientações de letramento literário de estudantes de uma comunidade rural tanto no âmbito escolar quanto fora desse. Para tanto, discutimos os conceitos de letramento, literatura e letramento literário, visando compreender os aspectos da literatura e da lingüística que permeiam a construção do conceito de letramento literário. Os principais autores, nos quais se baseia a fundamentação teórica do trabalho, foram: Escarpit (1969,1974), Kleiman (1995) e Street (2003,2006). Os instrumentos utilizados para a coleta de dados foram a observação participante, auxiliada pela filmagem, a entrevista, o questionário e a análise documental. A utilização desses instrumentos teve como premissa os preceitos da abordagem qualitativa, ou seja, os dados foram coletados a partir do contato direto da pesquisadora com a comunidade pesquisada e com os sujeitos da pesquisa. A ênfase no trabalho qualitativo permitiu verificar como os sujeitos desenvolvem suas ações, como um determinado problema é por eles discursivizado, quais são os procedimentos adotados para a resolução de tal problema e como esse fato lhes permite observar o lugar que ocupam em um determinado espaço social. O trabalho de campo foi realizado em uma comunidade rural localizada no Pontal do Paranapanema, extremo Oeste do estado de São Paulo. Por meio desse estudo, foram levantadas às práticas de letramento literário escolares e as orientações de letramento literário dos sujeitos pesquisados, alunos de todas as séries do Ensino Fundamental – Ciclo II. Com relação às práticas de letramento escolares, concluiu-se que podem ser alinhadas ao Modelo Autônomo de Letramento, uma vez que os sentidos propostos na leitura dos textos não são construídos a partir de sua análise, mas são revoseados, por parte dos escolares, a partir do que afirma a crítica, o livro e a professora. As orientações de letramento são, em sua grande maioria, modeladas pela escola, que é praticamente a única agenciadora de leitura da comunidade. Assim, buscaram-se traçar apontamentos que convergissem para a construção de alguns pressupostos para uma didática do ensino da literatura em comunidades com as mesmas características daquela investigada.

 

Palavras-chave: Leitura; Letramento; Letramento literário; Escola.