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O CONCEITO DE FORMAÇÃO DISCURSIVA DE FOUCAULT E O TRATAMENTO DE OBJETOS DA MÍDIA: SOBRE A RESPONSABILIDADE SOCIAL NA PUBLICIDADE IMPRESSA BRASILEIRA

 

Jefferson Voss

jeffersonvoss@yahoo.com.br

 

A presente dissertação tem por objetivo detalhar as particularidades do conceito de formação discursiva em A Arqueologia do Saber (FOUCAULT, 2008b) e mostrar seu funcionamento na análise de um objeto da mídia. Para tanto, partimos do pressuposto de que a análise de objetos da mídia recai, prioritariamente, sobre o que Foucault (ibidem) chama de práticas não discursivas e que, dessa forma, pode não exigir do analista que este estabeleça relações entre o discurso e os saberes, já que as práticas não discursivas não mantêm laços tão firmes com a produção de saberes na sociedade. Em nossa descrição do conceito de formação discursiva no método arqueológico, mostramos que este é dividido por Foucault (ibidem) em quatro direções de análise: a formação dos objetos, a formação das modalidades enunciativas, a formação dos conceitos e a formação das estratégias. Para Foucault (ibidem), somente será completa a descrição de uma formação discursiva quando analisadas essas quatro direções de seu funcionamento. A análise dos objetos, dos tipos de enunciação, dos conceitos e das estratégias ainda dá vez a inúmeras outras noções e fenômenos a serem contemplados pelo analista na descrição arqueológica: superfícies de emergência, grades de especificação, posição sujeito, formas de sucessão e de coexistência, procedimentos de intervenção, pontos de difração etc. Uma vez que Foucault (2008b) oferece esses conceitos e noções para uma arqueologia de saberes, tratamos de tentar aplicá-los a um objeto que não é dado somente por práticas discursivas e não é, por isso, um objeto do saber, mas que, ao contrário, aparece na mídia publicitária impressa e é fruto de práticas não discursivas. Trata-se da responsabilidade social em propagandas governamentais e campanhas publicitárias publicadas entre 2003 e 2006. A partir do conceito de enunciado reitor, que nos é muito caro no método arqueológico, mostramos como também um objeto da mídia pode ser descrito a partir dos tipos de enunciação, dos conceitos e dos temas surgidos no seu entorno. Como resultado, verificamos que a responsabilidade social também pode ser tomada enquanto objeto do discurso e ter especificados suas modalidades enunciativas, seus conceitos e suas estratégias. A abordagem que oferecemos, além de aprofundar as dimensões do conceito de formação discursiva de Foucault para a análise de discurso, ainda mostra que este conceito pode ser válido na análise de objetos não tratados pelo filósofo.

 

Palavras-chave: Formação Discursiva. Método Arqueológico. Práticas não Discursivas.