DEFESAS
RESUMO

 

 

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PESQUISADORES EM CONSTRUÇÃO:

REPRESENTAÇÕES SOBRE PESQUISA E PESQUISADOR

NA ELABORAÇÃO E APRESENTAÇÃO DO TCC EM UM CURSO DE LETRAS

 

Jefferson Adriano de SOUZA

souzaja77@hotmail.com

 

Este estudo investiga as representações sociais (RS) que envolvem o processo de construção da pesquisa no ensino superior e a constituição da identidade do pesquisador no Curso de Letras. Para concretizá-lo, mapeamos as RS iniciais de três professorandas de um 4º ano de Letras sobre pesquisa-pesquisador e suas percepções, ao longo da produção do seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), cotejando-as com as RS do imaginário social e àquelas presentes nos documentos oficiais. Com base na teoria das RS, organizada por Moscovici (1978, 2003), nas ponderações de Demo (1998) e Fazenda (1997, 2000) e nas determinações dos documentos oficiais que regulam a dimensão da pesquisa nos cursos de Letras, averiguamos a influência dessas RS na construção da identidade profissional das professorandas. Para tanto, capturamos as imagens que povoam e constituem o planejamento, organização, execução e avaliação do TCC realizado por elas, privilegiando seu testemunho. Optamos por uma pesquisa qualitativa de caráter etnográfico porque focalizamos significados sociais, frutos de uma cultura. As análises revelam que, durante o processo de execução do trabalho, as professorandas ampliam suas visões sobre pesquisa, aproximando-as de suas próprias RS sobre pesquisador e das RS presentes nos documentos oficiais. As RS de pesquisa-pesquisador como entidades superiores, ainda que não desapareçam, enfraquecem, consideravelmente. O desenvolvimento da autonomia e confiança é abalado, enquanto a crítica, ou mais especificamente a autocrítica, embora significativa, não consolida a transformação das professorandas em pesquisadoras. A identidade do aluno de Letras e todas as RS que ela encerra ainda se sobrepõem à identidade do pesquisador e do profissional educador. Concluímos ser necessário investir em uma formação que naturalize a pesquisa e a proposição de problemas, a fim de consolidar a identidade do profissional da área, maximizando reflexões e ações, por meio de contatos reais com a educação básica e seus problemas contextuais.

 

Palavras-chave: representação social; formação de professores; pesquisa no curso de Letras; Trabalho de Conclusão de Curso - TCC.