AUTORIA E REPRESENTAÇÃO DE PERSONAGENS NEGRAS EM NARRATIVAS INFANTOJUVENIS: ACERVOS PNBE 2011 E 2013

James Rios de Oliveira Santos

jamestimao@hotmail.com

Em conformidade com as considerações críticas do pesquisador holandês, Teun Van Dijk (2012), o racismo é um fenômeno social propagado por meio do discurso. Nessa perspectiva, a literatura, sobretudo a literatura infantojuvenil brasileira, constitui-se como potencial veículo de disseminação do racismo quando, no conteúdo temático das obras, encontram-se representações negativas dos personagens negros – notadamente visíveis por meio de estereótipos e outras construções que tendem a subalternizar as relações sociais dos africanos e afrodescendentes. O Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE) constitui-se como importante política pública de leitura que visa, dentre outros importantes aspectos, fomentar a distribuição de livros às escolas públicas brasileiras. Considerando este fato, esta pesquisa teve por objetivo compreender de que modo e em que medida as representações dos negros situadas nas obras selecionadas pelo PNBE dos anos de 2011 e 2013 contribuem com a manutenção ou combate ao racismo. Valendo-se de reflexões teóricas sobre raça, racismo, identidade e representação, o presente estudo adotou, num primeiro momento, a metodologia quantitativa, com base em estudos de Dalcastagnè, para orientar os procedimentos de análise com vistas ao levantamento de informações concernentes ao contexto de produção e seleção das obras para, posteriormente, interpretar os dados em consonância com as leituras das 10 narrativas analisadas, que foram realizadas através do método qualitativo. Os resultados desta pesquisa apontam para duas situações: o PNBE apresenta as mesmas lacunas e estruturas encontradas no campo literário brasileiro – esfera discursiva marcada pela ausência de escritores negros, uma vez que a presença de autores negros selecionados é irrisória. Por outra via, entretanto, constatou-se que as representações dos personagens têm avançado significativamente, já que, no recorte analisado, os negros se apresentam como sujeitos de suas próprias histórias, afirmando identidade(s), numa clara alusão de combate ao racismo por meio do discurso literário.

Palavras-chave: Literatura infantojuvenil; Representação negra; PNBE