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RESUMO |
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AUTORIA
E REPRESENTAÇÃO DE PERSONAGENS NEGRAS EM NARRATIVAS INFANTOJUVENIS: ACERVOS
PNBE 2011 E 2013 James Rios de Oliveira Santos RESUMO Em conformidade com as considerações
críticas do pesquisador holandês, Teun Van Dijk (2012), o racismo é um fenômeno
social propagado por meio do discurso. Nessa perspectiva, a literatura,
sobretudo a literatura infantojuvenil brasileira, constitui-se como potencial
veículo de disseminação do racismo quando, no conteúdo temático das obras,
encontram-se representações negativas dos personagens negros – notadamente
visíveis por meio de estereótipos e outras construções que tendem a
subalternizar as relações sociais dos africanos e afrodescendentes. O Programa
Nacional Biblioteca da Escola (PNBE) constitui-se como importante política
pública de leitura que visa, dentre outros importantes aspectos, fomentar a
distribuição de livros às escolas públicas brasileiras. Considerando este fato,
esta pesquisa teve por objetivo compreender de que modo e em que medida as
representações dos negros situadas nas obras selecionadas pelo PNBE dos anos de
2011 e 2013 contribuem com a manutenção ou combate ao racismo. Valendo-se de
reflexões teóricas sobre raça, racismo, identidade e representação, o presente
estudo adotou, num primeiro momento, a metodologia quantitativa, com base em
estudos de Dalcastagnè, para orientar os procedimentos de análise com vistas ao
levantamento de informações concernentes ao contexto de produção e seleção das
obras para, posteriormente, interpretar os dados em consonância com as leituras
das 10 narrativas analisadas, que foram realizadas através do método
qualitativo. Os resultados desta pesquisa apontam para duas situações: o PNBE
apresenta as mesmas lacunas e estruturas encontradas no campo literário
brasileiro – esfera discursiva marcada pela ausência de escritores negros, uma
vez que a presença de autores negros selecionados é irrisória. Por outra via,
entretanto, constatou-se que as representações dos personagens têm avançado
significativamente, já que, no recorte analisado, os negros se apresentam como
sujeitos de suas próprias histórias, afirmando identidade(s), numa clara alusão
de combate ao racismo por meio do discurso literário. . .
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