DEFESAS
RESUMO

 
Dissertação completa



A fORMAÇÃO DO LEITOR EM CIDADES DE PEQUENO PORTE:

O CASO LUIZIANA

 

Isaías Munis Batista

isaiasmunis@hotmail.com

 

Segundo Hauser (1977), o texto passa por muitas mãos antes de chegar ao leitor, de modo que, toda pessoa ou instituição que se interpõe entre o leitor e o texto efetua uma ação de mediação, isto é, tanto pode promover como dificultar o contato entre eles.  Com base nisso, esta pesquisa propôs-se a estudar, à luz da Sociologia da Leitura, como têm atuado as instâncias mediadoras de leitura em cidades de pequeno porte, entre as quais se inclui a escola, na formação de leitores críticos e competentes.  Elegeu-se o município de Luiziana – PR, a 30 Km de Campo Mourão, na região noroeste do Estado, como locus da pesquisa de caráter qualitativo-interpretativo. Optou-se pelo desenvolvimento do estudo a partir de dois campos de atuação: as instâncias mediadoras de leitura no contexto escolar e as instâncias mediadoras no contexto extra-escolar.  Como instâncias mediadoras utilizam-se de textos informativos e literários, foram consideradas, no cerne da pesquisa, as contribuições da psicolingüística (Foucambert, 1994) e de estudiosos do texto literário (Eco, 1983; Zilbermann, 1988; Iser, 1996; Jouve, 2002), procurando-se manter a especificidade de cada um deles.  Assim, num primeiro momento, foram observadas as condições socioeconômicas e política de Luiziana – PR, focalizando os locais de possível mediação de leitura – Escola, Igreja, Família, vídeo locadora, salão de beleza, entre outros.  Em seguida, enfocou-se a relação dos sujeitos agregados às instâncias mediadoras extra-escolares com a leitura, mediante questionários e entrevistas (semi-estruturadas).  No terceiro momento, voltou-se a atenção para os mediadores de leitura no ambiente escolar, enfatizando-se a estrutura física, os professores e funcionários, os alunos, os espaços destinados à leitura e às atividades com a leitura.  Novamente, os questionários e as entrevistas (semi-estruturadas) foram os instrumentos utilizados como registros da pesquisa.  De posse dos registros, procedeu-se à análise da situação procurando evidenciar os pontos de influência das instâncias mediadoras de leitura, por meio de sua presença ou ausência, no processo de formação do leitor.  Constatou-se que, como afirma Bourdieu (1982), o acesso aos bens culturais está profundamente ligado às condições econômicas e sociais, principalmente, porque as produções socialmente privilegiadas representam os valores da classe dominante, e, por conseqüência, sustentam e justificam o seu poder.  Considerando-se que, no processo de formação do leitor, são necessários interesse e condições de acesso aos materiais escritos, nota-se que em Luiziana, devido à fragilidade que apresenta nos recursos oferecidos aos seus habitantes, não se prioriza a formação de leitores críticos e competentes.

 

Palavras-chave: leitura; mediação de leitura; formação do leitor; leitor.