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UM SARAU LITERÁRIO NO SEMIÁRIDO BAIANO: FORMAÇÃO E

DESENVOLVIMENTO DE LEITORES.

 

Maria Iraídes da Silva Barreto

mariairaides@yahoo.com.br

 

Este trabalho configura-se como uma pesquisa explicativa e bibliográfica com abordagem qualitativa. Trata-se de um sarau literário realizado com alunos da 3ª série do Ensino Médio do Colégio Seu Amado, localizado no Distrito de Pilar, município de Jaguarari, no semiárido baiano. Esta pesquisa buscou embasar teoricamente a prática do sarau, bem como validar e autorizar cientificamente essa experiência. A dissertação aqui apresentada percorreu um caminho de pesquisa inverso daquelas que tematizam propostas didáticas, pois partimos de uma prática concreta para a busca de fundamentos teóricos e metodológicos. Nossa trajetória de professoras de Literatura nos permitiu constatar que os estudantes desta instituição tinham atitudes de aversão e recusa as leituras dos cânones da Literatura Brasileira. Partindo desse princípio, fomos tecendo uma prática que contemplava: leituras de poemas, de romances, de contos, de peças teatrais, de letras de canções, de resenhas e resumos de livros e de filmes; organização e mostra de vernissages virtuais (pinturas); realização de recitais de poemas; leitura, montagem e apresentação de peças teatrais; sessão de filmes e documentários; produção de pequenos vídeos. Percebemos, a partir da pesquisa, que o sarau suscita questões embasadas no conceito bakhtiniano de linguagem como atividade dialógica, ensino da leitura que contemplam a interação em sala de aula, as especificidades da escrita ficcional, o conceito de letramento e de letramento literário. Particularmente úteis foram também os conceitos de Maingueneau sobre a pragmática aplicada ao texto literário e a pedagogia freinetiana, que deu origem aos ateliês ou oficinas pedagógicas e ao trabalho com projetos, que possibilitam a articulação com o interacionismo. Para validar a coleta de dados, recorremos à aplicação de um questionário com alunos e ex-alunos e depoimentos com a equipe gestora, com ex-alunos, pais de alunos e professores, todos registrados em vídeo. Observamos que o sarau literário contempla os preceitos da LDB vigente, das DCNEM e das OCEM não só quanto aos aspectos de formação para a cidadania, mas porque as atividades desenvolvidas evidenciam o diálogo entre campos diferentes do saber como língua, literatura, história, informática e artes cênicas e visuais. Essa proposta pedagógica oportuniza um encontro coletivo do leitor com o texto, em um processo mediado pelos colegas, pelo autor, pelo professor, por outros textos, pela relação entre a vida do autor e suas obras, ou seja, a “bio/grafia” (MAINGUENEAU, 2001). Ao final do trabalho, foi possível constatar, na prática, a validade do dialogismo bakhtiniano no ensino e aprendizagem da língua materna, bem como seus desdobramentos em textos artísticos que utilizam as mais diferentes linguagens. O viés do letramento literário revelou-se indispensável para o desenvolvimento e a ampliação do letramento social. Todos esses conceitos são identificáveis na realização desse sarau que se realiza há quase uma década e, agregando várias linguagens, apresenta-se como uma proposta produtiva de trabalho com a escrita ficcional, contribuindo para a melhoria no ensino e aprendizado da Língua Portuguesa.

 

Palavras-chave: Formação do leitor; letramento literário; sarau.