DEFESAS
RESUMO

 
Dissertação completa

 

ENTRE VERSOS E RIMAS:
Um estudo da recepção de poemas por pré-adolescentes

Ilda Quaglia

Este trabalho de pesquisa, de natureza aplicada, tem como objetivo investigar a recepção de textos poéticos por leitores pré-adolescentes, com idade entre 11 e 12 anos, alunos de uma 6ª série, de uma escola da rede particular de ensino de Maringá. A proposta também procura observar quais aspectos da metodologia de leitura com o texto literário são importantes para promover e incentivar a leitura prazerosa da poesia por estes alunos.

Para atingir esses objetivos, optou-se pela coleta de dados a partir da realização de uma oficina de leitura de poemas, tendo como parâmetros as cinco etapas do método recepcional, criado por Maria da G. Bordini e Vera T. Aguiar, a partir dos pressupostos da Estética da Recepção.

A análise dos dados revelou que os alunos pré-adolescentes são receptivos à poesia, o que pôde ser comprovado na interação entre texto e leitores, uma vez que puderam encontrar, nos poemas lidos, aspectos condizentes com as expectativas de sua faixa etária, como a emoção, constatada a partir da leitura e de atividades que exploraram a imaginação e a proximidade do conteúdo do texto com suas realidades vivenciais.

Pela análise dos dados coletados, a pesquisa mostrou que existem alternativas metodológicas eficientes para auxiliar educadores na tarefa de promover a leitura da poesia por leitores juvenis. Dessa forma, espera-se que resultados possam iluminar a prática pedagógica com a literatura, especialmente com um gênero tão marginalizado como a poesia.

Palavras-chave: poesia - leitura - ensino