|
RESUMO |
Dissertação completa - Arquivo PDF
UM ESTUDO DE CASO. LEITURA DE NARRATIVA DE ACADÊMICOS DO INSTITUTO DE LÍNGUAS DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ Gilda Teresa Contreras Lopez
A pesquisa apresentada nesta dissertação teve como objetivo geral verificar de que modo um grupo de acadêmicos de língua estrangeira da Universidade Estadual de Maringá, a saber, que se submeteram ao processo completo de escolarização básica, efetuam a leitura de um texto narrativo. O que nosso trabalho procura é conhecer os níveis de letramento literário de indivíduos que passaram pela escolarização, a fim de estabelecer como tem sido a intervenção da escola no processo de formação leitora desses sujeitos. Os pressupostos teóricos foram retirados de estudos sobre a leitura, oriundos de alguns campos do saber, tais como a lingüística aplicada, a literatura, e os estudos sobre letramento, bem como os princípios da critica literária. Teve como base metodológica os fundamentos da pesquisa qualitativa com estudo exploratório-descritivo e estudo de caso. Com base nesses pressupostos, para acesso à leitura dos sujeitos, foram formulados instrumentos de pesquisa, bem como analisados os resultados a partir deles.
Palavras chave: Letramento literário; Leitura literária, Sujeitos escolarizados
|