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RESUMO |
Dissertação completa - Arquivo PDF
O MATERIALISMO LACANIANO ENCONTRA THE WASTE LAND: REAL, IMAGINÁRIO E O PAPEL DA IDEOLOGIA Gabriela Bruschini Grecca gabrielabgrecca@hotmail.com O presente trabalho visa a
exploração de elementos do poema The Waste Land (“A Terra Desolada”, 1922), de T. S. Eliot, pelo viés teórico do materialismo lacaniano de Slavoj Žižek, corrente crítica que, no Brasil, recentemente tem sido
apropriada por pesquisadores como Marisa Corrêa Silva para estabelecer análises na área de Estudos Literários. A hipótese desenvolvida no estudo é a de que é possível
elucidar como a estrutura estética inovadora do poema se encontra em tensão com uma estrutura social conservadora
não-sistematizada, pois o Imaginário ocidental sustentado pelo poema esconde um movimento de fuga do Real. Esse Real, nesta dissertação, não deve ser entendido como sinônimo de
realidade, mas como o excesso que escapa e resiste a ela. O termo, cunhado pelo psicanalista Jacques Lacan, foi apropriado pelo filósofo Slavoj Žižek, e, em The Waste Land, ele pode ser visto na constante repetição de cenas nas
quais a fantasia que sustenta uma determinada situação (amparada pelo
Imaginário) ameaça se romper e questionar a ordem vigente, mas sempre retorna
ao momento anterior e permanece como uma ideia abandonada ou inacabada. Esta
inércia fica evidente ao leitor do poema, mas o objetivo da análise é demonstrar que ela só consegue existir porque há
um exaustivo movimento cíclico de fuga do Real, de uma fantasia retornando a
ela mesma e de pseudoatividades que garantem a ausência de mudanças e fazem com que a ordem
das aparências permaneça imóvel. Acredita-se que esta dissertação seja importante para trazer uma nova perspectiva
para os estudos sobre este poema (considerado um dos maiores do século XX), os
quais debatem acerca da apologia ou da recusa da modernidade presente em The Waste Land, considerando, principalmente, se seu final nebuloso transmite um cunho otimista ou pessimista em relação ao futuro da humanidade. Com o auxílio do
materialismo lacaniano, foi possível observar que chegar a uma solução para
este debate é uma armadilha, e que a vida do poema está em sua tensão entre
inversões vazias de oposição, isto é, inversões que acabam se tornando maneiras
de se referir à mesma questão, de modo que aquilo que o poema denuncie se torne
o que ele mesmo prega, e a transcendência do mundo corrupto buscada pelo percurso das cinco seções acabe, nas palavras de Žižek (2013), com a sensação de um mal-estar metafísico. Palavras-chave: Literatura
inglesa; materialismo lacaniano; The
Waste Land. . .
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