DEFESAS
RESUMO

 

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O MATERIALISMO LACANIANO ENCONTRA THE WASTE LAND: REAL, IMAGINÁRIO E O PAPEL DA IDEOLOGIA

Gabriela Bruschini Grecca

gabrielabgrecca@hotmail.com

 

O presente trabalho visa a exploração de elementos do poema The Waste Land (“A Terra Desolada”, 1922), de T. S. Eliot, pelo viés teórico do materialismo lacaniano de Slavoj Žižek, corrente crítica que, no Brasil, recentemente tem sido apropriada por pesquisadores como Marisa Corrêa Silva para estabelecer análises na área de Estudos Literários. A hipótese desenvolvida no estudo é a de que é possível elucidar como a estrutura estética inovadora do poema se encontra em tensão com uma estrutura social conservadora não-sistematizada, pois o Imaginário ocidental sustentado pelo poema esconde um movimento de fuga do Real. Esse Real, nesta dissertação, não deve ser entendido como sinônimo de realidade, mas como o excesso que escapa e resiste a ela. O termo, cunhado pelo psicanalista Jacques Lacan, foi apropriado pelo filósofo Slavoj Žižek, e, em The Waste Land, ele pode ser visto na constante repetição de cenas nas quais a fantasia que sustenta uma determinada situação (amparada pelo Imaginário) ameaça se romper e questionar a ordem vigente, mas sempre retorna ao momento anterior e permanece como uma ideia abandonada ou inacabada. Esta inércia fica evidente ao leitor do poema, mas o objetivo da análise é demonstrar que ela só consegue existir porque há um exaustivo movimento cíclico de fuga do Real, de uma fantasia retornando a ela mesma e de pseudoatividades que garantem a ausência de mudanças e fazem com que a ordem das aparências permaneça imóvel. Acredita-se que esta dissertação seja importante para trazer uma nova perspectiva para os estudos sobre este poema (considerado um dos maiores do século XX), os quais debatem acerca da apologia ou da recusa da modernidade presente em The Waste Land, considerando, principalmente, se seu final nebuloso transmite um cunho otimista ou pessimista em relação ao futuro da humanidade. Com o auxílio do materialismo lacaniano, foi possível observar que chegar a uma solução para este debate é uma armadilha, e que a vida do poema está em sua tensão entre inversões vazias de oposição, isto é, inversões que acabam se tornando maneiras de se referir à mesma questão, de modo que aquilo que o poema denuncie se torne o que ele mesmo prega, e a transcendência do mundo corrupto buscada pelo percurso das cinco seções acabe, nas palavras de Žižek (2013), com a sensação de um mal-estar metafísico. 

Palavras-chave: Literatura inglesa; materialismo lacaniano; The Waste Land.

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