|
RESUMO |
A
LEITURA, O ENSINO DE LITERATURA E O LIVRO DIDÁTICO: UMA
QUESTÃO A SER DISCUTIDA Maria
Eugênia da Silva Viotto Tendo
como base o ensino de literatura, o objetivo desta dissertação é contribuir e
verificar até que ponto o livro didático tem colaborado para o ensino de
literatura em contexto escolar do Ensino Médio. Apesar dos esforços
empreendidos pelas instituições formais de Educação e da garantia do espaço
reservado ao ensino da leitura e, em especial, da leitura do texto literário, a
forma com que este vem sendo conduzido não tem garantido a contento a formação
do leitor. O recurso que, com maior freqüência é utilizado pelo professor,
considerado um agente no processo de mediação de leitura é o livro didático.
Nosso pressuposto é o de que o material didático produzido e empregado nas
escolas não interfere como deveria no processo de formação do leitor. Para
nossa verificação, elegemos como corpus da
pesquisa o livro Literatura Brasileira (2000),
de William Roberto Cereja e Thereza Cochar Magalhães, publicado pela Atual
Editora, que já ocupa considerável espaço no mercado livreiro e nas escolas
do Estado do Paraná. Apoiando-nos pressupostos da Estética da Recepção de
Jauss e Iser, considerando também os conceitos de leitura. A análise mostrou
que, embora, apresentando-se como detentor do saber legítimo, o livro didático
ainda privilegia a abordagem histórica-informativa do texto literário, não
cumprindo a sua função de desenvolver no aluno o gosto pela leitura e o seu
despertar crítico. Palavras-chave:
Leitura. Literatura. Ensino. Livro Didático. |