DEFESAS
RESUMO

 
Dissertação completa

A LEITURA, O ENSINO DE LITERATURA E O LIVRO DIDÁTICO:

UMA QUESTÃO A SER DISCUTIDA

 

Maria Eugênia da Silva Viotto

eugeniaviotto@bol.com.br

 

Tendo como base o ensino de literatura, o objetivo desta dissertação é contribuir e verificar até que ponto o livro didático tem colaborado para o ensino de literatura em contexto escolar do Ensino Médio. Apesar dos esforços empreendidos pelas instituições formais de Educação e da garantia do espaço reservado ao ensino da leitura e, em especial, da leitura do texto literário, a forma com que este vem sendo conduzido não tem garantido a contento a formação do leitor. O recurso que, com maior freqüência é utilizado pelo professor, considerado um agente no processo de mediação de leitura é o livro didático. Nosso pressuposto é o de que o material didático produzido e empregado nas escolas não interfere como deveria no processo de formação do leitor. Para nossa verificação, elegemos como corpus da pesquisa o livro Literatura Brasileira (2000), de William Roberto Cereja e Thereza Cochar Magalhães, publicado pela Atual Editora, que já ocupa considerável espaço no mercado livreiro e nas escolas do Estado do Paraná. Apoiando-nos pressupostos da Estética da Recepção de Jauss e Iser, considerando também os conceitos de leitura. A análise mostrou que, embora, apresentando-se como detentor do saber legítimo, o livro didático ainda privilegia a abordagem histórica-informativa do texto literário, não cumprindo a sua função de desenvolver no aluno o gosto pela leitura e o seu despertar crítico.

 

Palavras-chave: Leitura. Literatura. Ensino. Livro Didático.