DEFESAS
RESUMO

 
Dissertação completa


SYLVIA ORTHOF E A RECUPERAÇÃO DOS CONTOS DE FADAS:

 O CÔMICO VAI À ESCOLA?

 

Érica dos Reis Segovia da Silva Rampazzo

ericarssr@hotmail.com

 

Esta pesquisa, procurando compreender o processo de interação entre leitor e texto, à luz da Estética da Recepção, de Hans Robert Jauss, e da Teoria Efeito Estético, de Wolfang Iser, investiga a presença de elementos do cômico em obras de Sylvia Orthof. Com o objetivo de contribuir para o estudo sobre a comicidade na literatura, especialmente, na literatura para crianças e jovens, procuramos ampliar as discussões sobre sua importância e função, buscando reverter a visão, de certo modo negativa, que marca o cômico e dificulta sua presença, tanto nos estudos acadêmicos como no trabalho com textos cômicos em sala de aula. Para tanto, selecionamos obras da escritora brasileira Sylvia Orthof (1932-1997), considerada grande expoente da literatura infantil brasileira após os anos 70, principalmente, em razão da marcante presença da comicidade em seus textos, o que pode transformar a leitura em uma grande diversão. Diante da vasta produção da autora, estabelecemos um recorte no corpus, optando por discutir como se dá a recuperação dos contos de fadas tradicionais com o recurso do cômico. Selecionamos, então, as obras: Uxa, ora fada, ora bruxa, Ervilina e o Princês, Manual de boas maneiras das fadas, Fada Fofa em Paris, Fada Fofa e os 7 anjinhos, Fada Fofa, Onça-Fada e A Fada Sempre-Viva e a Galinha-Fada. No primeiro momento, verificamos o processo de construção do cômico nessas narrativas para, em seguida, apresentar os resultados dos questionários respondidos por professores do Ensino Fundamental, que apontam sobre sua relação com a obra de Sylvia Orthof e sobre o modo como eles recebem e trabalham textos cômicos em sala de aula. Os vetores para a realização da pesquisa foram as perguntas: Por que o cômico é considerado um gênero menor? Os textos de literatura infantil de Sylvia Orthof podem ser considerados cômicos? Quais instrumentos lingüísticos do cômico estão presentes nos textos de Sylvia Orthof? Como Sylvia Orthof  recupera os contos de fadas tradicionais em suas histórias? Como o professor do ensino fundamental recebe e trabalha esse tipo de texto em sala de aula? Para responder a tais questões, além da pesquisa bibliográfica sobre as relações entre texto e leitor, já explicitadas, recorremos à literatura sobre o cômico, especialmente, Vladimir Propp e Henri Bergson, Mikhail Bakthin e Sigmund Freud teóricos que tratam da importância e função do cômico na literatura, dando as diretrizes para o estudo das obras de Sylvia Orthof.

 Palavras-chave: Sylvia Orthof; cômico; sala de aula.