|
RESUMO |
Dissertação completa - Arquivo PDF
CASTRO,
Elaine de. Ensino de leitura em Língua Inglesa pela perspectiva crítica: uma proposta pedagógica para o Ensino Fundamental II.
2018. 132 f. Dissertação. Mestrado em Estudos Linguísticos – Universidade
Estadual de Maringá, Maringá, 2018. RESUMO A
presente pesquisa, de natureza qualitativa, insere-se na área da Linguística
Aplicada (LA), no campo de ensino e aprendizagem de Língua Inglesa (LI) na
Educação Básica e tem como foco o ensino da leitura sob a perspectiva crítica.
Nesta ordem, este estudo de caso foi desenvolvido com alunos de um 9º ano do
Ensino Fundamental II de um colégio particular situado no Norte do estado do
Paraná, com o objetivo de investigar o processo de leitura desenvolvido pelos
alunos do referido contexto, mais especificamente, analisar a capacidade de
desenvolverem sua criticidade mediante temas globais apresentados via gêneros
discursivos e relacionar a consciência crítica construída com base em
argumentos provenientes dos textos e do discurso produzido por eles levando-se
em conta as perspectivas de leitura presentes nas atividades propostas. Os
instrumentos utilizados para a geração dos dados foram três atividades de
Leitura Crítica (LC) elaboradas pela professora-pesquisadora e aplicadas a
esses alunos, as quais envolveram diferentes gêneros discursivos escritos. Tais
atividades consistiram em questões interpretativas de cunho discursivo e
abordaram perspectivas de leitura variadas, a saber: textual, do leitor,
interacional e LC. Por meio do método analítico de conteúdo, as atividades
visaram responder as seguintes perguntas de pesquisa: 1) Que perspectivas de
leitura são identificadas nas atividades desenvolvidas pelos alunos?;e 2) Como
os alunos reagem a atividades de leitura voltadas ao desenvolvimento da
consciência crítica da linguagem?. Como resultados do presente trabalho, após a
análise dos dados feita com base na interpretação das respostas dos alunos a
essas atividades, expressas por meio da linguagem escrita ao longo do processo
de leitura, observou-se que as perguntas referentes à perspectiva crítica de
leitura permitiram maior desenvolvimento da criticidade dos alunos. Embora cada
um apresentasse seu estilo de escrita e seu nível de compreensão das questões,
a criticidade foi evidenciada também em questões de perspectiva interacional.
Deste modo, espera-se que este trabalho possa contribuir para o ensino de LE
com enfoque na LC e expandir a concepção tradicional de leitura como
decodificação Palavras-chave: Análise discursiva
foucaultiana; Idosos; Objetivação; Subjetivação; Internet. .
|