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RESUMO |
Dissertação completa - Arquivo PDF
MODALIZADORES EPISTÊMICOS E DEÔNTICOS EM CAMPANHAS PUBLICITÁRIAS E EM POSTAGENS DO TWITTER Edineia Lavandoski neia@wnet.com.br
RESUMO
Este trabalho consiste na análise do uso de modalizadores epistêmicos e deônticos, no gênero digital Twitter, comparando campanhas publicitárias e postagens. O corpus é composto de 10 campanhas e de postagens desse meio digital, tendo como critério de seleção o objetivo e a ideia de mobilização social que possivelmente provocasse a mudança de comportamento no usuário. Pretendemos analisar em que medida o uso e a emergência do gênero digital provocam uma reorganização linguística e como o twitteiro reconstrói as informações pragmáticas, seguindo o modelo de interação verbal apresentado por Dik (1989) no qual a expressão linguística serve como mediadora entre os falantes. O falante traz uma intenção e deseja obter informações de seu interlocutor, que antecipa e reconstrói essa informação, reativando o modelo linguístico comum a ambos. A expressão linguística, nesse modelo, passa a ser função da intenção do falante, da informação pragmática do ouvinte e da antecipação que ele faz da interpretação do destinatário. Nossa pesquisa fundamenta-se nos pressupostos funcionalistas, no quais a língua é interpretada como um instrumento de interação social e investiga como os modalizadores epistêmicos (relacionados ao conhecimento) e os deônticos (relacionados à permissão, necessidade, proibição) se constituem em formas de direcionamento ou de mudança de comportamento no interlocutor, mediante as campanhas publicitárias e as postagens de seus seguidores.
Palavras-chave: Modalizador; Mobilizar; Twitter- Campanhas Publicitárias
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