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RESUMO |
O LEITOR E A LEITURA DO TEXTO LITERÁRIO NA PENITENCIÁRIA ESTADUAL
DE MARINGÁ, PARANÁ Daniela
Carla de Oliveira Antonio
Candido, em “Direitos humanos e literatura” (1989), texto que
impulsionou a realização desta pesquisa, acredita que todos têm
direito ao acesso à literatura, entretanto, não é isso o que
ocorre, principalmente, em sociedades injustas como a nossa que, ao
privilegiar uma pequena parcela de indivíduos, provoca a exclusão de
muitos outros. No caso da literatura, instituições sociais, entre
elas a escola, propiciam a poucos o encontro com a verdadeira arte
literária e, à grande massa, sob a alegação de que aqueles que
pertencem a grupos sociais menos favorecidos, os excluídos, não são
suficientemente cultos para ler ou apreciar uma obra de arte, acabam
por impor leituras menores. A partir dos pressupostos de Candido, foi,
então, proposta esta pesquisa, que tem como objetivo observar se os
detentos da penitenciária maringaense têm acesso à leitura e de que
maneira isso ocorre. Como na unidade penal, inaugurada em 1996,
funciona o Centro de Estudos Supletivos Professora Tomires Moreira de
Carvalho, que oferece Cursos de Alfabetização e Ensino Fundamental,
procuramos focalizar as condições de leitura como atividade escolar
dos detentos. Para a consecução de nossos objetivos, utilizamos,
basicamente, dois instrumentos: entrevistas e questionários.
Entrevistamos, dessa forma, professores de Língua Portuguesa, alunos,
internos do presídio, bem como agentes penitenciários que
desempenham funções ligadas à questão do ensino. Além de concepções
sobre leitura, leitura do texto literário, hauridas em estudiosos
brasileiros como Antonio Candido, Marisa Lajolo, Regina Zilberman,
Vera Teixeira de Aguiar, entre outros, a pesquisa é fundamentada
pelos pressupostos da Estética da Recepção, especialmente, as idéias
do teórico alemão Robert Jauss, pelas concepções da Teoria do
Efeito, de Wolfang Iser, bem como pela Sociologia da Leitura,
notadamente, com a contribuição das idéias de Hauser, Darnton, Michèle
Petit, Joëlle Bahloul. A pesquisa demonstrou a atuação dos
mediadores de leitura exerce influência direta na história de vida
dos leitores em reclusão, além disso, permitiu identificar que a
leitura está sobremaneira dependente do lugar social e do ambiente em
que se vive. Palavras-chaves:
Leitura, Literatura, Sociologia da Leitura, Mediação, Penitenciária. |