DEFESAS
RESUMO

 

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O GÊNERO DISCURSIVO CANÇÃO: UMA PROPOSTA DE ENSINO PARA CRIANÇAS

 

AMARANTE, Cristiano Brun

Crisbrun2@gmail.com

 

 

RESUMO

 

Este trabalho fundamenta-se numa perspectiva dialógica bakthiniana para compreender a canção como um gênero discursivo formado pelo sincretismo das linguagens verbal e musical que, entrelaçadas por um contexto sócio-histórico específico, moldam e direcionam os sentidos da canção. Objetivamos desenvolver e testar uma proposta de ensino-aprendizagem da canção enquanto gênero discursivo intersemiótico, em um trabalho em que os elementos musicais e verbais sejam igualmente considerados na prática do professor. Devido a esse caráter intersemiótico do gênero, nosso referencial teórico baseia-se principalmente em trabalhos do Círculo de Bakhtin e de seus seguidores no Brasil, bem como em estudos referentes à teoria musical e à canção. Sob uma abordagem de cunho qualitativo, utilizamo-nos da pesquisa-ação como caminho de investigação científica pelo qual o pesquisador utiliza-se da pesquisa teórica unida à ação para a transformação da prática. Na proposta, optamos por trabalhar com canções infantis do disco A arca de Noé, produzido a partir da obra poética de mesmo nome, todos de autoria de Vinicius de Moraes. Nosso corpus de análise se constitui de gravações das aulas em vídeo, diário de bordo, e gravações pessoais em vídeo feitas pelo professor após as aulas do curso, que foi ministrado para crianças na faixa etária dos nove aos dez anos. Os resultados demonstram que a proposta é viável, pois mostra ser possível o ensino-aprendizagem da canção por meio do estudo da linguagem verbal e da linguagem musical unidas nesse gênero discursivo rico em sentidos. Mostram também que o trabalho com a canção apresenta muitas dificuldades para o(a) professor(a), a respeito do tratamento didático para a canção.     

 

 

 

 

 

 

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Palavras-chave: canção; gênero do discurso; Bakhtin;

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