|
RESUMO |
Dissertação completa - Arquivo PDF
O
GÊNERO DISCURSIVO CANÇÃO: UMA PROPOSTA DE ENSINO PARA CRIANÇAS AMARANTE, Cristiano
Brun Crisbrun2@gmail.com RESUMO Este trabalho fundamenta-se numa
perspectiva dialógica bakthiniana para compreender a canção como um gênero
discursivo formado pelo sincretismo das linguagens verbal e musical que,
entrelaçadas por um contexto sócio-histórico específico, moldam e direcionam os
sentidos da canção. Objetivamos desenvolver e testar uma proposta de
ensino-aprendizagem da canção enquanto gênero discursivo intersemiótico, em um
trabalho em que os elementos musicais e verbais sejam igualmente considerados
na prática do professor. Devido a esse caráter intersemiótico do gênero, nosso
referencial teórico baseia-se principalmente em trabalhos do Círculo de Bakhtin
e de seus seguidores no Brasil, bem como em estudos referentes à teoria musical
e à canção. Sob uma abordagem de cunho qualitativo, utilizamo-nos da
pesquisa-ação como caminho de investigação científica pelo qual o pesquisador
utiliza-se da pesquisa teórica unida à ação para a transformação da prática. Na
proposta, optamos por trabalhar com canções infantis do disco A arca de Noé, produzido a partir da
obra poética de mesmo nome, todos de autoria de Vinicius de Moraes. Nosso corpus de análise se constitui de
gravações das aulas em vídeo, diário de bordo, e gravações pessoais em vídeo
feitas pelo professor após as aulas do curso, que foi ministrado para crianças
na faixa etária dos nove aos dez anos.
Os resultados demonstram que a proposta é viável, pois mostra ser possível o
ensino-aprendizagem da canção por meio do estudo da linguagem verbal e da
linguagem musical unidas nesse gênero discursivo rico em sentidos. Mostram
também que o trabalho com a canção apresenta muitas dificuldades para o(a)
professor(a), a respeito do tratamento didático para a canção. ` Palavras-chave: canção; gênero do
discurso; Bakhtin; .
|