DEFESAS
RESUMO

 
Dissertação completa


A CANÇÃO NO LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA

 

Ana Lúcia Colodetti Gada

alcgada@uem.br

 

O objetivo deste trabalho é olhar criticamente para as canções contidas nas duas coleções mais utilizadas na rede de ensino público/privado, para a disciplina de Língua Portuguesa, no ano letivo de 2004, na cidade de Maringá-PR, e para as propostas de exercícios que os autores das coleções dos livros didáticos apresentam para esses textos,  destinados, na sua grande maioria, ao desenvolvimento da leitura. A pesquisa parte da hipótese de que as canções são pouco exploradas pelos autores de livros didáticos. Com suporte teórico na Lingüística Aplicada,  os critérios utilizados para as análises são o contexto e o uso das canções com as questões que as acompanham, visando propiciar a reflexão e a interação no ato da leitura. Os resultados apontam que a canção é uma fonte riquíssima para o ensino e aprendizagem da língua materna. Enquanto gênero textual, porém, o seu uso fica limitado, uma vez que os autores, ao levarem-na para o livro didático, desprezam a linguagem musical que também compõe o gênero e não exploram abundantemente o texto verbal através das questões, descaracterizando o gênero canção. Além disso, a pesquisa apontou que as canções analisadas são um material escolhido de acordo com a idade dos alunos leitores e advindo de compositores renomados da música popular brasileira, que, no momento de sua criação, preocuparam-se com a junção e a perfeita correlação e interação das linguagens que compõem as canções. Apesar de contemplarem suas produções com a canção, o caráter pragmático das mesmas não é abordado. O desconhecimento da linguagem musical associado à obrigação de cumprir a sugestão dos PCNs em relação à diversidade dos textos, é fator determinante da inclusão de canções no livro didático, sem a clara preocupação em explorá-las  e tratá-las como tal. Contemplar em suas produções CDs, fitas ou qualquer material audiovisual que acompanhassem os livros serviria para complementar a exploração do gênero canção, facilitando o trabalho do professor com a linguagem musical.

 

Palavras-chave: leitura, canção, gênero textual, livro didático, ensino.