DEFESAS
RESUMO

 
Dissertação completa


O movimento entre a mídia e a escola no processo discursivo

 da construção de conhecimento

 Cleusa Maria Alves de Matos

cleusamatos@wnet.com.br

As informações midiáticas que recebemos estão demasiadamente profusas, e a escola, assim como a sociedade de forma abrangente, é absorvida por um dispositivo de organização e por uma ordem estabelecida sem questionamento das ideologias e das políticas de manipulação. Em vista disso, empreendemos nosso estudo direcionado para o movimento que a educação realiza com as informações midiáticas que perpassam o contexto escolar, sua repercussão na escola, como reprodução de informações ou como produção/construção de conhecimento. Analisamos os discursos produzidos na disciplina de Oficina de Pesquisa Geográfica nas 7ª e 8ª séries do Ensino Fundamental e, para tal propósito, baseamo-nos em concepções da Análise do Discurso.  Esboçamos diferentes pontos de vista sobre informação, conhecimento e mídia, enquanto organizadora de discursos e divulgadora das informações, e sobre a escola, enquanto organizadora do conhecimento e receptora dos discursos midiáticos. A prática investigativa para o estudo consistiu na metodologia qualitativo-interpretativa de pesquisa. As análises nos apontaram para a ocorrência de estratégias de controle dos discursos em sala de aula, para a reprodução de práticas midiáticas no espaço escolar e para o deslocamento das práticas discursivas provocados pela professora responsável pela disciplina Oficina de Pesquisa Geográfica. Esses resultados indicam a urgência de reflexões sobre as formas de discursos com os quais somos, muitas vezes, passivamente constituídos.

 Palavras-chave: Análise do Discurso. Mídia. Educação.