|
RESUMO |
da
construção de conhecimento Cleusa Maria Alves de Matos As informações midiáticas
que recebemos estão demasiadamente profusas, e a escola, assim como a
sociedade de forma abrangente, é absorvida por um dispositivo de organização
e por uma ordem estabelecida sem questionamento das ideologias e das políticas
de manipulação. Em vista disso, empreendemos nosso estudo direcionado para o
movimento que a educação realiza com as informações midiáticas que
perpassam o contexto escolar, sua repercussão na escola, como reprodução de
informações ou como produção/construção de conhecimento. Analisamos os
discursos produzidos na disciplina de Oficina de Pesquisa Geográfica nas 7ª
e 8ª séries do Ensino Fundamental e, para tal propósito, baseamo-nos em
concepções da Análise do Discurso. Esboçamos
diferentes pontos de vista sobre informação, conhecimento e mídia, enquanto
organizadora de discursos e divulgadora das informações, e sobre a escola,
enquanto organizadora do conhecimento e receptora dos discursos midiáticos. A
prática investigativa para o estudo consistiu na metodologia
qualitativo-interpretativa de pesquisa. As análises nos apontaram para a
ocorrência de estratégias de controle dos discursos em sala de aula, para a
reprodução de práticas midiáticas no espaço escolar e para o deslocamento
das práticas discursivas provocados pela professora responsável pela
disciplina Oficina de Pesquisa Geográfica. Esses resultados indicam a urgência
de reflexões sobre as formas de discursos com os quais somos, muitas vezes,
passivamente constituídos. Palavras-chave: Análise do Discurso. Mídia. Educação. |