|
RESUMO |
A
CONSTRUÇÃO DA ESCRITA AUTORAL NA PÓS-GRADUAÇÃO: UM
PROCESSO A SER CONSTRUÍDO E ESTUDADO Cláudia Rossi Castro Este
trabalho tem como objetivo analisar a produção escrita de alunos da
pós-graduação stricto sensu para identificar as dificuldades
envolvidas no processo de conquista da autoria, aqui entendida como
produção autônoma e proficiente de um texto de divulgação científica
que registre um percurso de pesquisa. Para realizar tal análise, foi
utilizada fundamentação teórica sobre as imagens relativas à
escrita, à ciência e à universidade, bem como sobre as
potencialidades das teorias lingüísticas como instrumento de
compreensão do texto, do autor textual e das atividades de leitura e
escrita, essenciais em pesquisa. Partindo disso, foram selecionados
como corpus dezesseis artigos produzidos por acadêmicos de
Mestrado em Lingüística Aplicada, nos quais se observou: seleção
do referencial bibliográfico, inserção do referencial no texto e
indicações das fontes utilizadas. Considerados tais elementos,
observou-se que, no estágio em que se encontram os autores do corpus,
na primeira etapa do curso de Mestrado, a escrita autoral ainda é
pouco realizada, pois interferem no processo concepções de discurso
científico, universidade, professor e produção escrita como
portadores de sentidos unívocos e detentores de todo conhecimento.
Também contribuem para os resultados observados no corpus dificuldades
com a utilização dos instrumentos de construção do produto textual
de divulgação científica, tais como a citação e a paráfrase, a
coesão entre as diversas vozes presentes na fundamentação teórica
e as normas para publicação, dentro das quais destacam-se as questões
do registro das fontes utilizadas e cuidados com a revisão da digitação,
a fim de evitar inadequações e discrepâncias de grafia e de
estruturação do texto. Assim, na maioria dos artigos analisados, as
fontes são escolhidas em função das indicações do professor, e
problemas de grafia, coesão e desrespeito às normas de citação
construíram um resultado que demonstra incipiência em termos de
escrita científica autoral. Palavras-chave:
autoria; escrita; discurso científico. |