DEFESAS
RESUMO

 
Dissertação completa


A CONSTRUÇÃO DA ESCRITA AUTORAL NA PÓS-GRADUAÇÃO:

 UM PROCESSO A SER CONSTRUÍDO E ESTUDADO

 

Cláudia Rossi Castro

rossicastro@bol.com.br

 

 

Este trabalho tem como objetivo analisar a produção escrita de alunos da pós-graduação stricto sensu para identificar as dificuldades envolvidas no processo de conquista da autoria, aqui entendida como produção autônoma e proficiente de um texto de divulgação científica que registre um percurso de pesquisa. Para realizar tal análise, foi utilizada fundamentação teórica sobre as imagens relativas à escrita, à ciência e à universidade, bem como sobre as potencialidades das teorias lingüísticas como instrumento de compreensão do texto, do autor textual e das atividades de leitura e escrita, essenciais em pesquisa. Partindo disso, foram selecionados como corpus dezesseis artigos produzidos por acadêmicos de Mestrado em Lingüística Aplicada, nos quais se observou: seleção do referencial bibliográfico, inserção do referencial no texto e indicações das fontes utilizadas. Considerados tais elementos, observou-se que, no estágio em que se encontram os autores do corpus, na primeira etapa do curso de Mestrado, a escrita autoral ainda é pouco realizada, pois interferem no processo concepções de discurso científico, universidade, professor e produção escrita como portadores de sentidos unívocos e detentores de todo conhecimento. Também contribuem para os resultados observados no corpus dificuldades com a utilização dos instrumentos de construção do produto textual de divulgação científica, tais como a citação e a paráfrase, a coesão entre as diversas vozes presentes na fundamentação teórica e as normas para publicação, dentro das quais destacam-se as questões do registro das fontes utilizadas e cuidados com a revisão da digitação, a fim de evitar inadequações e discrepâncias de grafia e de estruturação do texto. Assim, na maioria dos artigos analisados, as fontes são escolhidas em função das indicações do professor, e problemas de grafia, coesão e desrespeito às normas de citação construíram um resultado que demonstra incipiência em termos de escrita científica autoral.

 

Palavras-chave: autoria; escrita; discurso científico.