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RESUMO |
Dissertação completa - Arquivo PDF
A
BRASILIDADE HETEROTÓPICA DO “BEM MORAR” NEOLIBERAL Carla
Prado Vieira Verdan prado.carla@gmail.com No ano de dois mil e
quinze, acontecimentos de ordem econômica, política e social possibilitaram,
como condição de existência, a irrupção do discurso da brasilidade em um evento
midiático de grande visibilidade nacional para as áreas de design, design de interiores,
arquitetura, decoração e paisagismo denominado Mostra da Casa Cor. Este evento
proporcionou que diferentes profissionais desenvolvessem espaços de interiores
cujo tema seria “O Brasil visto por dentro” e que, por este caminho deveria
tratar das características que constituem essa brasilidade. Dada a emergência
do objeto desta pesquisa consistir-se na movimentação das práticas discursivas
acerca da brasilidade e, na sua inscrição dar-se em eventos em nível nacional
que comportam uma singular ação entre saber, poder e sujeito e resultam em
processos de dobra para o sujeito neoliberal questiona-se, quais são os jogos
de forças que colocam em exercício os processos de subjetivação, dos sujeitos
neoliberais, nos e pelos ambientes heterotópicos da Mostra da Casa Cor 2015
inscritos no discurso da brasilidade. Nesse sentido, objetiva-se compreender o
modo como os ambientes heterotópicos da Mostra da Casa Cor São Paulo 2015,
inscritos nas práticas discursivas da brasilidade, funcionam como mecanismos do
exercício da governamentalidade neoliberal e quais as condutas resultam desses
processos de subjetivação para esses sujeitos da brasilidade. Para tanto, o
caminho metodológico percorrido está fundamentado nas teorias do saber, poder e
do sujeito de base arquegenealógica foucaulticana e nos pressupostos teóricos
da análise do discurso de linha francesa. Para tanto, foram mobilizadas as
noções: função enunciativa, arquivo, dispositivo e espaços heterotópicos. O
trajeto de pesquisa percorrido apontou que os ambientes de interiores
domésticos se comportaram como instituições disciplinares, exercitando
processos de subjetivação/objetivação cuja finalidade primou por conduzir os
sujeitos à adequação frente às necessidades políticas e socioeconômicas da
modernidade. Na governamentalidade neoliberal, estes espaços terrestres de
interiores domésticos, constituem-se como heterotopias de ilusão e, desta
forma, os espaços divulgados pela mídia, podem ser considerados como espaços
heterotópicos de compensação. A especificidade dos espaços da brasilidade é que
se tornam heterotopias relacionadas ao tempo, de acúmulo e de heterocronia
crônica. No que tange aos processos de subjetivação, observou-se que os
espaços, em seus discursos, podem exercer seja os processos de objetivação bem
como os processos de subjetivação dos sujeitos da brasilidade neoliberal.
Concluiu-se que o discurso da Casa Cor São Paulo 2015 sobre a brasilidade,
divulgados pelas duas revistas do evento midiático analisadas, fazem das
publicações sobre os espaços de interiores domésticos elementos heterotópicos
que possuem a capacidade de orientar condutas sobre a brasilidade aos sujeitos
do “bem morar” neoliberal. PALAVRAS-CHAVE:
Biopolítica; Heterotopias;
Design de interiores. .
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