|
RESUMO |
A leitura do texto literário e da imagem no livro didático do Ensino Fundamental
Solange Bragato
O presente estudo propõe uma leitura do texto literário e sua relação com a imagem na coleção Linguagem Nova de Faraco & Moura, publicação da Editora Ática, em 2003, especificamente nos livros das 7ª e 8ª séries do Ensino Fundamental. Considerando a imagem da arte e o papel que vem assumindo no ensino contemporâneo, discutimos a sua leitura na escola, analisando as propostas contidas no livro didático de Português e a sua contribuição na formação do aluno-leitor. Para tanto, investigamos como ocorre a relação da leitura do texto literário realizada pelo professor e pelo aluno, relacionando-a à imagem no livro didático e quais são as estratégias de leitura propostas do texto literário e da imagem que o ilustram nos referidos manuais. A pesquisa bibliográfica e a analítica responderam às questões propostas, considerando os conceitos de leitura e a sua função no contexto escolar, as propostas dos Parâmetros Curriculares Nacionais e as discussões teóricas sobre Arte-educação. A escolha desse tema justifica-se pela importância da leitura do texto literário e a sua relação com a imagem no livro didático, como um instrumento de mediação de leitura na atual “civilização da imagem”. A investigação demonstrou que, embora, apresentando-se como um mediador de leitura, o livro didático ainda não privilegia a interação do texto literário com a imagem, não cumprindo, assim, a sua função primeira – a de formar leitores críticos.
Palavras-chave: leitura, texto literário, imagem, livro didático.
|