|
RESUMO |
OS COLEGAS, DE LYGIA BOJUNGA NUNES: UM ESTUDO DA RECEPÇÃO NO ENSINO FUNDAMENTAL
Berta Lúcia Tagliari Feba
A pesquisa descreve e analisa a recepção de Os Colegas (1972), de Lygia Bojunga Nunes (1932-), com o intuito de contribuir teórica e metodologicamente para uma ampliação nos conhecimentos relacionados ao ensino da literatura. Este trabalho justifica-se não só pela preocupação em realizar uma pesquisa voltada para a prática da leitura do texto literário em contexto escolar, mas também pela importância da autora e de sua obra no contexto da literatura infanto-juvenil brasileira, pois, com sua realização, procuramos minimizar a carência de estudos sobre Os colegas, fomentando a produção intelectual na área da recepção e a discussão sobre a formação do leitor. O trabalho fundamentado em concepções teóricas sobre literatura, literatura infantil e leitor, pautadas especialmente na Estética da Recepção e na Teoria do Efeito, com o auxílio da Sociologia da Leitura, visa, em um primeiro momento, à leitura da obra mencionada, de modo a buscar sua constituição literária; em uma segunda etapa, reflete acerca das relações estabelecidas com o leitor e estuda a sua recepção por alunos da 5ª série do Ensino Fundamental, de duas escolas públicas de Ourinhos (SP), em 2004. Com isso, foi possível perceber e constatar o cuidadoso trabalho artístico de Bojunga, capaz de provocar no leitor a elaboração de novas idéias ou comportamentos frente a situações cotidianas, levando-nos a compreender o modo específico que os alunos têm de se relacionar com a leitura.
Palavras-chave: Literatura Infantil; Lygia Bojunga Nunes; Os colegas; Leitura.
|