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RESUMO

 

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ECOS ETERNOS:

INTERTEXTUALIDADE(S) EM THE SANDMAN, DE NEIL GAIMAN

 

Beatriz Cristina Godoy

beadurden@hotmail.com

 

Os estudos dos quadrinhos no Brasil ainda não possuem uma produção acadêmica consistente em comparação a outros países como: Estados Unidos e Canadá, onde as universidades não só acolhem estes tipos de trabalhos como oferecem cursos específicos a nível de graduação e pós-graduação. Entretanto, desde os anos 1970 alguns poucos profissionais têm realizado e incentivado a pesquisa da linguagem dos quadrinhos e suas obras. Este trabalho tem como objeto de estudo a série quadrinística The Sandman, publicada com 75 números e uma edição especial, pela DC Comics, em 1989. A obra do autor inglês Neil Gaiman foi aclamada mundialmente por trazer para os quadrinhos uma trama complexa e madura, recheada de referências e ecos de outras artes, mídias e obras. O objetivo principal da presente tese é identificar as diferentes instâncias em que o texto central dialoga com outros textos e analisar de que maneira essas intertextualidades se fazem presentes e contribuem para a construção da narrativa gaimaniana. Em um primeiro momento, foram apresentados os variados âmbitos culturais nos quais a personagem de Sandman se faz presente: folclore, mitologia, literatura e quadrinhos e, mais especificamente, de que forma essas encarnações prévias da personagem dialogaram com o protagonista de Gaiman. Em seguida, foram abordadas as questões de intertextualidade propriamente ditas, entre elas o diálogo estabelecido com o universo quadrinístico – em especial no contexto da DC Comics. Ademais, foram analisadas as relações estabelecidas com elementos externos ao universo dos quadrinhos – com enfoque nas aproximações estabelecidas com a obra O Mágico de Oz. E, por fim, as conexões que ocorrem internamente no próprio universo de The Sandman, criando uma dinâmica de autorreferências autonomamente constituída. Os resultados mostraram que de todos os efeitos provocados pela presença recorrente do intertexto na obra, a mais evidente é a possibilidade de se fazer diferentes leituras do texto. A intertextualidade identificada foi absorvida de maneira a tornar o texto uma composição de diversas camadas que podem ser exploradas de diferentes formas a cada leitura e que, ao serem realinhadas, criam ainda mais possibilidades de significado.

 

Palavras-chave: Intertextualidade; Quadrinhos; The Sandman

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