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RESUMO |
Dissertação completa - Arquivo PDF
ECOS ETERNOS: INTERTEXTUALIDADE(S) EM THE SANDMAN, DE NEIL GAIMAN Beatriz Cristina Godoy beadurden@hotmail.com Os estudos dos
quadrinhos no Brasil ainda não possuem uma produção acadêmica consistente em
comparação a outros países como: Estados Unidos e Canadá, onde as universidades
não só acolhem estes tipos de trabalhos como oferecem cursos específicos a
nível de graduação e pós-graduação. Entretanto, desde os anos 1970 alguns
poucos profissionais têm realizado e incentivado a pesquisa da linguagem dos
quadrinhos e suas obras. Este trabalho tem como objeto de estudo a série
quadrinística The Sandman, publicada
com 75 números e uma edição especial, pela DC Comics, em 1989. A obra do autor
inglês Neil Gaiman foi aclamada mundialmente por trazer para os quadrinhos uma
trama complexa e madura, recheada de referências e ecos de outras artes, mídias
e obras. O objetivo principal da presente tese é identificar as diferentes
instâncias em que o texto central dialoga com outros textos e analisar de que
maneira essas intertextualidades se fazem presentes e contribuem para a
construção da narrativa gaimaniana. Em um primeiro momento, foram apresentados
os variados âmbitos culturais nos quais a personagem de Sandman se faz
presente: folclore, mitologia, literatura e quadrinhos e, mais especificamente,
de que forma essas encarnações prévias da personagem dialogaram com o protagonista
de Gaiman. Em seguida, foram abordadas as questões de intertextualidade
propriamente ditas, entre elas o diálogo estabelecido com o universo
quadrinístico – em especial no contexto da DC Comics. Ademais, foram analisadas
as relações estabelecidas com elementos externos ao universo dos quadrinhos –
com enfoque nas aproximações estabelecidas com a obra O Mágico de Oz. E, por fim, as conexões que ocorrem internamente no
próprio universo de The Sandman, criando uma dinâmica de
autorreferências autonomamente constituída. Os resultados mostraram que de
todos os efeitos provocados pela presença recorrente do intertexto na obra, a
mais evidente é a possibilidade de se fazer diferentes leituras do texto. A
intertextualidade identificada foi absorvida de maneira a tornar o texto uma
composição de diversas camadas que podem ser exploradas de diferentes formas a
cada leitura e que, ao serem realinhadas, criam ainda mais possibilidades de
significado. . .
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