DEFESAS
RESUMO

 

Dissertação completa - Arquivo PDF

 

LITERATURA NA ESCOLA: A LEITURA EM PAUTA

 

Leonice dos Santos Batista

naice.naice@ibest.com.br

O presente trabalho de pesquisa, de cunho qualitativo, tem por objetivo traçar indícios do perfil do professor municipal de Sarandi, no Estado do Paraná, como leitor e formador de novos leitores, observando, ainda, se o seu discurso é compatível com sua ação docente. Interessa à pesquisa saber se esse profissional é leitor de textos literários: O que ele lê? Que leituras pede aos seus alunos? Que tipo de trabalho propõe aos alunos com o texto lido? Enfim, verificar como esse professor trabalho com a leitura e com o texto literário. A pesquisa deve considerar também, na hierarquia escolar, qual é o lugar do professor no que se refere à tomada de decisão em relação aos conteúdos a serem trabalhados com sua turma e que estratégias ele utiliza no trabalho com a leitura.
No intuito de atingir tal objetivo, optou-se, para o levantamento dos dados, trabalhar com três escolas: uma do centro da cidade, uma de um bairro intermediário e uma da região periférica da cidade, acreditando-se que essas escolas reúnem as principais características da maioria das escolas municipais de Sarandi, visto que estão situadas em área diferenciadas da cidade e atendem a crianças que têm sua situação socioeconômica também bastante diversificada. Além disso, é claro, de se poder contar com a inteira disposição e colaboração dos sujeitos envolvidos para que este trabalho pudesse se desenvolver. De cada uma dessas escolas, considerou-se uma turma de quarta série, como amostragem da situação do ensino de literatura no município de Sarandi.
Como suporte teórico para a realização da análise dos dados coletados, optou-se por trabalhar a partir dos pressupostos da Estética da Recepção e da Teoria do Efeito, de Hans R. Jauss e Wolfgand Iser, da Escola de Constança, Alemanha. Também foram considerados pressupostos da Sociologia da Leitura, através das valiosas contribuições de estudiosos como Candido, Manguel, Chartier e outros.
Pela análise dos dados coletados, a pesquisa demonstrou que as professoras investigadas parecem não ser, de fato, leitoras do texto literário. O lugar ocupado pela leitura literária em suas vidas restringe-se a leituras pragmáticas, endereçadas, isto é, a leitura como experiência estética não ocupa lugar de destaque em suas vidas. São leitoras dos textos que trabalham em sala, ou daqueles que em algum momento de suas vidas tiveram que ler para desempenhar o papel de estudantes. A leitura com fruição, fora do contexto "trabalho", não se verificou. 

Palavras-chave: Leitura do Texto Literário; Ensino de Literatura; Formação de Leitores.