|
RESUMO |
Dissertação completa O QUE OS SURDOS E A LITERATURA TÊM A DIZER?— Uma Reflexão sobre o Ensino na Escola ANPACIN do Município de Maringá/PR Andréia Aléssio Apolinário
Da discussão de educadores sobre a importância da leitura para a formação efetiva de leitores e de cidadãos críticos orientados para a vida em sociedade, surgiu um interesse pela história e cultura da comunidade surda. Assim, ao considerar a trajetória histórico-social da comunidade surda, caracterizada por dificuldades e preconceitos, a nossa pesquisa (O QUE OS SURDOS E A LITERATURA TÊM A DIZER? — Uma reflexão sobre o ensino na escola ANPACIN do município de Maringá/PR) propôs uma investigação e reflexão sobre as complexidades das relações entre os surdos e a literatura, discutindo questões sobre o ensino de leitura e literatura, abordando a importância da família e da própria instituição escolar (como instâncias mediadoras) para a formação de crianças surdas leitoras num contexto educacional para surdos na escola ANPACIN (Associação Norte Paranaense de Áudio Comunicação Infantil). Centralizamos os estudos pertinentes à Sociologia da Leitura e aos Estudos Culturais em educação, pois abordamos algumas instâncias mediadoras da leitura (família, escola, biblioteca) e questões ligadas à compreensão da cultura e à construção das identidades dentro de grupos organizados no mundo moderno, destacando o leitor surdo. Optamos por uma pesquisa quali-quantitativa interpretativa em educação e por um estudo de caso. O trabalho foi sistematizado em observações participativas, registros de informações, questionários, revisão bibliográfica, discussões dos resultados. Das reflexões, verificamos que a família, a escola, a biblioteca, desempenham papéis fundamentais na formação das crianças leitoras, pois são estas instâncias capazes de mediar não somente a leitura dos textos, mas a leitura do mundo, das vivências, da sociedade, do sujeito. Nesse sentido, a literatura se concretiza como um ponto de encontro entre a leitura e o leitor surdo, ela é capaz de despertar o imaginário, a fantasia, colaborar para a formação de cidadãos críticos, além de transmitir saber e conhecimento. As crianças descobrem o sentido da vida por meio da literatura, tornando-se indivíduos mais reflexivos.
Palavras-chaves: Surdos – Leitura – Literatura – Mediadores
|