DEFESAS
RESUMO

 
 

Dissertação completa

DO TEXTO AO LEITOR, DO LEITOR AO TEXTO

Um estudo sobre Angélica e O Abraço de Lygia Bojunga Nunes

 

Marta Yumi Ando

andomayumi@hotmail.com

 

É através da leitura e, em particular, da leitura de textos literários, que nos é dada a possibilidade de, a partir do mundo transfigurado em arte, que é a obra literária, compreender melhor o mundo em que vivemos, o outro e a nós mesmos. Foi justamente por meio de uma reflexão crítica e sistemática em torno da leitura e do leitor que floresceu, na segunda metade do século XX, uma vertente teórica que viria a exercer grande influência nos estudos acadêmicos contemporâneos, qual seja, a estética da recepção, que, ao centrar-se na recepção histórico-literária das obras, eleva o leitor ao estatuto de agente responsável por dar vida ao objeto estético, através das sucessivas atualizações. Seguindo orientação diversa, mas igualmente atribuindo ao leitor o papel de protagonista do ato da leitura, emerge, no mesmo contexto, a teoria do efeito, propugnada pelo estudioso alemão Wolfgang Iser, a partir da década de 1970. Sob o viés dessa vertente crítica, busca-se examinar a configuração do leitor implícito e dos espaços vazios inscritos na estrutura textual, bem como os efeitos potenciais que a obra literária pode provocar no leitor, ampliando, assim, seu horizonte de experiência e motivação. Foi com base nessa perspectiva, somada a uma reflexão sobre o infantil e o juvenil, que procedemos à análise dos espaços vazios que integram o universo fabulado de Angélica (1975) e O Abraço (1995) de Lygia Bojunga Nunes (1932- ). Tendo isso em vista, mostramos, em um primeiro momento, os modos como a autora conduz o leitor, estimulando-o a produzir as conexões textuais deixadas em suspenso, através de recursos como a técnica do corte, os jogos temporais, o mistério e o suspense. Em uma segunda etapa, verificamos possíveis aproximações e distanciamentos entre Angélica e O Abraço, especialmente no que tange à mediação com o leitor infantil e o juvenil. Diante da análise empreendida, pudemos constatar que, mediante a disseminação dos vazios, essas obras asseguram uma participação ativa do leitor na produção de significados e, por deflagrar uma intensa interação entre texto e leitor, o horizonte de expectativas deste é enriquecido e alargado.

 

Palavras-chave: Texto literário, literatura infanto-juvenil, mediação, leitura.