DEFESAS
RESUMO

 
dissertação completa

DA FORMAÇÃO DE PROFESSOR À PRÁTICA DE PRODUÇÃO TEXTUAL

 NA AULA DE LÍNGUA PROTUGUESA

Rosângela Abreu do Prado Wolf

Neste trabalho de dissertação, objetivamos contribuir para uma reflexão 
crítica a respeito da formação docente e da prática de produção textual 
desenvolvida por uma professora junto a alunos do segundo ciclo do ensino 
fundamental. Apresentaremos primeiramente um suporte teórico que evidencia a importância de o professor do ensino fundamental contar com conhecimentos da Lingüística Aplicada para melhor desenvolver suas aulas de língua portuguesa nos primeiros anos do ensino fundamental. Para tanto, em uma segunda etapa, realizamos um estudo investigativo junto a uma classe do segundo ciclo do ensino fundamental de uma escola pública do município de Guarapuava-PR, acompanhando-a durante todo um ano letivo, com o intuito de coletar registros da prática docente. Nesse contexto, delimitamos como focos específicos: descrever as dificuldades que o professor enfrenta no momento de trabalhar com produção textual; analisar e descrever a prática de produção textual dos alunos do segundo ano do segundo ciclo do ensino fundamental; apresentar qual participação da Secretaria Municipal de Educação, enquanto instância co-responsável, no repasse de instruções e qualificações aos seus docentes, principalmente no que se refere ao ensino de língua portuguesa. 
Os resultados obtidos a partir desta pesquisa apontam uma prática de 
produção textual tradicional e estruturalista, embora haja momentos de busca de metodologias que auxiliem a superar os modelos estabelecidos de ensino e de aprendizagem. Essa busca por parte da professora mostrou-se, muitas vezes, como algo intuitivo, já que essa não possui uma formação que ampare os procedimentos a serem adotados durante a produção, revisão e reescrita de textos, e não conta também com o auxílio da supervisora da escola, tampouco com o curso de formação continuada promovido pela Secretaria Municipal de Educação, que apenas apresenta um discurso pedagógico autoritário, onde pregam os Parâmetros Curriculares Nacionais como um receituário, uma "bíblia" a ser seguida, cujo objetivo é enquadrar a prática dos professores. O curso não aborda questões como: salas super lotadas e com tamanho inadequado a um número elevado de alunos; falta de recursos pedagógicos e a falta de material didático diversificado, que são os indicadores de uma limitação negativa no trabalho docente, não só nas atividades da disciplina de língua portuguesa, mas em todas as outras. Acreditamos que essas questões são relevantes aos estudos da Lingüística Aplicada, pois as condições físicas são importantes tanto para o professor quanto para o aluno, para que se possa desenvolver um ensino de qualidade e um aprendizado com significado. As informações contidas nesta dissertação problematizam questões importantes no trabalho com a língua portuguesa no ensino fundamental e procuram dar indicações ao curso de Pedagogia como oferecer, para o ensino fundamental, um profissional mais bem qualificado lingüisticamente e com uma visão ampla da educação. 

Palavras-chave: formação do professor, ensino fundamental, produção textual.